domingo, 6 de novembro de 2011

Aeróbico em jejum

Olá Bunitas...

Resolvi fazer este post para tentar responder a milhões de dúvidas de vocês...



O cardio em jejum tem ganhado muitos adeptos, começou a ser difundido pelos fisioculturistas desde 1970... Sempre foi uma prática muito polêmica, mas recentemente foi comprovada a eficácia dessa prática através de um estudo muito detalhado publicado no Journal Applied of Physiology¸ concluindo que esta é a melhor prática para queima de gordura enquanto se perde o mínimo de massa muscular.


Mas qual é a diferença em aeróbico normal e em jejum?
  1. Num exercício aeróbico normal os estoques de glicogênio estão lá em cima¸ então o nosso organismo utilizará como fonte primária de energia esse glicogênio,  seguido pela queima da proteína muscular¸ e aí sim a tão desejada gordura. Para isso acontecer sao necessários basicamente 20 minutos de aeróbico pra seu corpo chegar nesse estágio. 
  2.  Já o jejum (assim que acordamos), é um período precioso do dia onde ficamos por muito tempo sem comer e isso propicia um ambiente muito favorável para queima de gordura, pois os estoques de glicogênio estão em baixa obrigando o nosso corpo a utilizar a gordura como fonte primária de energia.


Agora que já entendemos a diferença vamos ver como fazer...

Ao acordar¸ antes de começar a atividade¸é recomendado que se tome 500 ml de água para quebrar o jejum total e evitar o catabolismo. Se quiser¸ ainda¸ maximizar mais os efeitos do exercício¸ ao invés da água tomem 200 ml de café preto com pouco adoçante ou de preferência sem nada¸ puro mesmo. O café servirá como um potente termogênico natural e maximizará os resultados. Alguns nutricionistas orientam a utilizar a glutamina e BCAA em conjunto com o café¸ porém por serem aminoácidos e as chances do corpo utilizá-los como fonte energética no lugar da gordura é grande e pode atrapalhar o processo.



E quanto tempo se deve fazer o aero em jejum?

A duração do aero deve ser de 30 a 45 minutos, 3 vezes na semana e em dias alternados. Para iniciantes, essa prática realizada de forma brusca pode causar severa hipoglicemia portanto é recomendado que se faça com muito cuidado e comecem com menos tempo, mais ou memos 15 minutos na primeira semana e depois gradativamente ir subindo o tempo para 20, 30 ...  A intensidade deve ser de moderada a baixa, 60% da frequência cardíaca (caminhada leve que dá pra fofocar na academia).


Terminou o aero? Já posso comer alguma coisa...O quê?

Calma, tem que esperar 30 minutinhos porque nesse período seu corpo ainda tá queimando... Depois disso, a utilizaçao de Whey Protein nesse período como fonte de proteína de rápida absorção é uma ótima escolha e juntinho com o whey, pode pão integral e ricota ou cottage. Algumas pessoas tb suplementam com BCAA, Vitamina C e Complexo B. O BCAA nessa hora serve para evitar que o whey seja completamente utilizado como fonte de energia, a Vita C servirá para bloquear o cortisol (hormônio altamente catabólico) e o Complexo B que além de aumentar a síntese protéica junto com o Whey é de fundamental importância no processo da quebra da gordura.



Ficou com medo, acha que aero em jejum não é a sua cara?

Pra tudo tem solução... Outro horário muito semelhante ao jejum e favorável na queima de gordura é após a sessão de musculação¸ pois após um treino intenso¸ os níveis de glicogênio estão bem baixos¸ o que facilitará a queima da gordura. Quinze a vinte minutos de bike ou esteira fora o dia de treino de pernas são suficientes para essa fase.

 Espero ter ajudado!!!

Não foi em jejum, mas foi um belo de um cardio...Arrumar guarda-roupa é UÓ!!! Olha quanta coisa pra doar...Vcs tb acumulam roupa assim ou eu é que sou loka mesmo?



Bjs.

17 comentários:

Dani Tâmega disse...

muito bom...amei...

Carol Cianci Serratto disse...

tadinha Flavinha até agora para atualizar o blog pra nozes!!! tu sabe que sou fã do aero em jejum neh...então adorei o post!!! beijooo

dani Paulino disse...

adorei o post.. quero fazer o teste e fazer o aero em jejum.... sera que sobrevivo??? kkkkk
beijos

Flávia Lobão disse...

Dani Tâmega obrigada, adoro seu blog e suas receitas...

Carol, é nozes!!!

Dani, sobrevive sim, é só começar devagar e levar uma balinha só de precausão!!!

Eliane***Lilli disse...

FAZENDO EXTAMANETE ASSIM bJUS E OBGADA!

Sol Repaginando disse...

Amei seu post!!! Bjs Sol

Nádia Rocha disse...

Olá!
Realmente o aeróbico em jejum seca muito mais que o normal! Eu sou prova disso pois faço todos os dias, e quando não dá pra ir cedinho e tenho que ir a tarde, sinto muita diferença...
Faço questão de acordar todos os dias cedo pra executá-lo. Vale a pena.
bjinhooo

belezafitness.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Flavinha.
Descobri seu blog recentemente e amei!
Tenho uma dúvida qto ao aeróbico em jejum, pois ainda tenho muita gordura a queimar e tenho feito 6x por semana, 40 min. de baixa intensidade... mas ando preocupada, será exagero ou meu corpinho tá funcionando?

Obrigada querida... e parabéns!!
Abraços, Giovana.

Anônimo disse...

Oi Flavinha.
Descobri seu blog recentemente e amei!
Tenho uma dúvida qto ao aeróbico em jejum, pois ainda tenho muita gordura a queimar e tenho feito 6x por semana, 40 min. de baixa intensidade... mas ando preocupada, será exagero ou meu corpinho tá funcionando?

Obrigada querida... e parabéns!!
Abraços, Giovana.

Flávia Lobão disse...

Obrigada!!! Tá funcionando sim Giovana!!! Desde que não ultrapasse 40 min e nem aumente a intensidade! Alie a dieta ao aero e verá que vale a pena!!!

PATRICIA disse...

BOM FLAVIA EU APRENDI O AEJ EM OUTRO BLOG MAS DEVO RESSALTAR QUE O SEU ME AJUDOU AINDA MAIS.OBRIGADA

Flávia Lobão disse...

Eu que agradeço Patrícia. Bjs.

AMIGAS DO BIKINI disse...

Excelente explicação!! fazemos e estamos tendo ótimos resultados :)Parabéns pelo blog.. vou te add nos blogs que seguimos.. sucesso!!

Flávia Lobão disse...

Amigas do Bikini obrigada, vou add vcs aqui tb! Bjs.

Anônimo disse...

Li num livro que o ideal é que se faça 20 min de AEJ com altíssima intensidade. O q seguir e por que?

Fisioterapia na UFES disse...

Tenho uma dúvida, e se eu fizer 1h e 30 min de aero jejum?

Flávia Lobão disse...

Fisioterapeuta na UFES se fizer durante esse tempo todo, o BCAA que vc utilizou anteriomente vai ser todo consumido e seu corpo começará a quemar a musculatura para utilizar como energia, ou seja vai perder musculo além da gordura. Bjs.

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Saradas tricotando!!!