terça-feira, 1 de novembro de 2011

Eu preciso de suplementos?

Rélow pipow!!!



Hoje fiquei pensando um tempão numa simples pergunta que foi feita no SA: "É possível ganhar massa magra sem suplementação?".
De cara respondi que sim e mais um monte concordou...Então comecei a ver como a gente aprendeu a conjugar o verbo suplementar de uns tempos pra cá.
Hj vc fala eu suplemento e pergunta: e tu, suplementas? Ah, ela suplementa!!! Bem, na verdade nós suplementamos...Quase todas nós suplementamos, mas será que realmente é necessário?

O objetivo dos suplementos é obviamente suprir as necessidades nutricionais do dia-a-dia, existe uma grande variedade de suplementos porque existe uma grande variedade de nutrientes necessários para o nosso corpo funcionar corretamente. A melhor maneira de conseguir esses nutrientes continua sendo por meio de uma alimentação balanceada, porém nem sempre essa é uma tarefa fácil. Por diversos motivos, como por exemplo, falta de tempo para se alimentar corretamente, a suplementação acabou se tornando uma excelente aliada.

Mas qual seria o melhor suplemento? Sem dúvidas não existe uma resposta certinha para essa perguntar. O melhor suplemento é aquele que atende as necessidades nutricionais que por algum motivo não foram atingidas por meio da dieta. Por esse motivo, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente. Por isso a importância de consultar um nutri esportivo.

Todo dia tem meninas me perguntando sobre o que tomo, como tomo, pra que tomo e até algumas que dizem já comprei mas agora me ensina como usa...

Parece até que academia sem suplementos não funciona. Não é assim! Precisamos entender quem precisa e o que precisa ser suplementado, pra evitar exageros ou desperdícios.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que 62% dos frequentadores de academias na capital paulista entre 15 e 25 anos consomem algum tipo de suplemento alimentar. Mais de 80% deles compram e ingerem os produtos sem recomendação médica ou nutricional.
Os mais consumidos são as proteínas e os isotônicos. Dentre as proteínas, estão o Whey protein e o BCAA.

 Então meu povo o lance é o seguinte: fique atenta, pois suplementação em excesso pode ser prejudicial à saúde, nunca substitua sua alimentação apenas por suplementos. Sempre converse com os nutricionistas, pois apenas eles sabem sua real necessidade nutricional
Não é de hoje que se ouve frequentemente que o consumo excessivo de proteínas pode sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins. Mas quanto seria uma ingestão excessiva?      

Não há um consenso sobre isso, mas o que a maior parte das publicações científicas chegou e o que a International Society of Sports Nutrition recomenda é que dependendo do tipo de esporte praticado, a ingestão protéica deve ser entre 1,4 e 2,0 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia.

 Ingestões maiores do que 2 gramas por quilograma de peso corporal por dia não têm demonstrado ganhos adicionais na composição corporal de praticantes de exercícios físicos de força. Além disso, dietas muito hiperprotéicas podem trazer danos aos rins, fígado e aumentar a excreção de cálcio urinário.

Outro ponto importante é que este tipo de dieta pode aumentar o risco de desidratação, pois a uréia, produto do metabolismo das proteínas, que estará em maior quantidade no sangue em dietas hiperprotéicas, é eliminada pela urina depois de solubilizada em água e com isso, uma maior quantidade de água é retirada do corpo perdida pela urina.


Bjs.

Ah, o treino e alimentação foram quase ok....Não resisti e comi um Magnum Brownie...E num vou mentir não...Tava diliça...


Bjs.

  




5 comentários:

Nádia Rocha disse...

é assim mesmo. Aqui na minha cidade de caipiras, eles acham que quem toma suplemento e quer emagrecer só vai engordar. Eles acham que só serve para engordar e só.Outros acham que todos que fazem academia tem que tomar para surtir efeito.. e assim por diante... é um tema muito complexo, eu não me suplemento muito e outras falam que eu tenho que suplementar mais, porém estou conseguindo bons resultados, e então?? dificil... vai do corpo, da pessoa e enfim, cada um faz o que acha melhor!
bjinhooo
e tá mara o blog, tem que postar mais! (olha o puxão de orelha! hahaha)

belezafitness.blogspot.com

Flávia Lobão disse...

Nádia vc é uma querida....Bjs.

Fah* disse...

Já quero esse Magnum!!! kkkkkkkkkkkkk

Martinha Britto disse...

Boa, Flavia! Disse tudo. Eu achava que suplemento era imprescindível para meus objetivos, mas quando consultei o nutrólogo ele me demonstrou que se eu consigo me alimentar bem não é necessário suplementar, principalmente porque não vivo do meu corpo, para mim mantê-lo em dia é mais do que estética, é uma questão de saúde. Ele aliás não gosta de receitar suplementos, só nos casos em que é estritamente necessário. Mas aí também esbarramos no caso a caso, cada profissional pensa de um jeito, né?

Vi Bocacio disse...

Flavinha,

to doidjeeeenha pra provar este Magnum.... é bom mesmo???

Bj

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!