domingo, 20 de novembro de 2011

Excesso de sódio? Tô fora!!!


Oi meninas,

Vendo o diário da Dani Tâmega me importei muito sobre o posdcast que ela fala sobre o sódio e resolvi fazer um post sobre o excesso de sódio...



Nossos dias são tão corridos que dificilmente conseguimos dar conta de tudo. Mas prestar atenção nos alimentos que escolhemos é fundamental para conseguir alcançar o nosso objetivo de ter um corpo definido e sequinho. Muitas vezes, nesse corre-corre acabamos comendo embutidos, enlatados, congelados. Sem pensar apenas nas calorias a mais que esses alimentos carregam, a quantidade de sódio que ingerimos junto com eles é impressionante. O sódio demais pode ser tão prejudicial à saúde quanto às gorduras e os açúcares em excesso.



É importante deixar claro que o sódio é fundamental no organismo para regular as funções básicas do organismo como o ritmo cardíaco, pressão arterial, a absorção da glicose, transporte de várias substâncias ao organismo e o volume do sangue no corpo, além de participar do equilíbrio ácido-básico do organismo, auxiliar na transmissão de impulsos nervosos, contração e relaxamento dos músculos. Segundo a Sociedade Americana do Coração, quantidade diária de sódio recomendada é de 1.5 g (1.500 mg) para mulheres.



Tá, mais e daí se eu comer muito sódio? O sódio em excesso pode aumentar o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, catarata, pedra nos rins (cálculo renal), câncer de estômago. Você sabia, por exemplo que 8 nuggets (fritos ou assados) carregam 5,7g de sódio?



Se o nível de sódio fica alto no organismo, também pode liberar hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço, o que esteticamente é um desastre. Os rins também tem capacidade limitada de filtrar e excretar o sódio e o consumo elevado de sódio sobrecarrega suas funções e compromete seu desempenho.



Atenção: sódio e sal não são sinônimos, por isso outros componentes podem ter muito sódio e serem prejudiciais à saúde (6 g de sal equivalem a 2,4 g de sódio, além de magnésio, selênio, potássio, cálcio, zinco e iodo). Alguns produtos dietéticos, por exemplo, contém o ciclamato de sódio (Adoçante – Adocil, Doce Menor, ZeroCal, Stevia Lowçucar) que acabam por também comprometer os níveis de sódio ingeridos.



Só pra ter uma idéia olha só a quantidade de sódio nos alimentos industrializados que as vezes nós comemos:




Sem contar que a maioria dos alimentos já contém naturalmente sódio:

Teor de sódio em alguns alimentos:  mg/100g

Batata-inglesa 474,0

Lentilha seca 173,1

Feijão 160,0

Acelga (folhas) 145,0

Carne bovina 133,2

Carne de frango 128,0

Carne de galinha 121,0

Carne de peru 111,0

Carne de porco 104,2

Leite de vaca 100,0

Cenoura 53,7

Abacate 46,2

Gema de ovo 44,1

Tomate 42,0

Brócolis 41,7

Repolho 41,1

Banana 40,0

Berinjela 38,2

Uva 37,1

Batata-doce 36,0

Vagem 34,1

Alface 34,0

Couve-flor 34,0

Agrião 33,2

Abóbora 32,0

Mamão 31,8

Beterraba 27,2

Arroz 20,0

Laranja 20,0

Couve 15,0

Chicória 14,6

Chuchu 14,6

Caju 12,0

Abacaxi 10,6



Dicas importantes para evitar a ingestão de muito sódio na rotina corrida do dia-a-dia:

1. Prove a comida antes de atacar os envelopes de sal;

2. Cuidado para não viciar o paladar com delícias muito condimentadas;

3. Invista em temperos alternativos como: orégano, hortelã, salsinha, cebolinha, limão, alho, cebola ou azeite;

4. Cuidado na escolha das compras, pois o sal é um conservante natural, por isso vários alimentos recebem o mineral como conservante. Cerca de 75% do sódio consumido diariamente venha de itens processados industrialmente, como conservas, embutidos, alimentos em salmoura (picles, azeitonas), mostardas, ketchup, shoyu, molhos e temperos prontos, consomê, enlatados, sucos e sopas em pó;

5. Produtos diet ou light normalmente têm concentrações maiores de sódio. Fique de olhos nas informações nutricionais presentes nas embalagens;

6. Ande com uma garrafinha de água SEM gás para manter a hidratação e consequentemente reter menos sódio. Atenção a versão com gás também tem sódio.




Seja natureba: Cozinhe sua própria comida, abuse das ervas como tempero. Só assim você saberá exatamente o que tá comendo.


Ah, e fiquei de olho nos suplementos que vc ingere...Muitos tem quantidades elevadíssimas de sódio, principalmente o nosso indispensável Whey... Alguns exemplos:

 






Agora é ficar de olho nos rótulos...

Bjs...

3 comentários:

Rows disse...

eu vejo o sódio de tudo que compro...
não tenho problemas com osal, pq minha pressão é baixa... mas sempre evito o maxximo que posso...

saudades gatona!!!

bjokas

Flávia Lobão disse...

Ai que saudade de ti tb Rowena...

Bjs..

LyA Bodies disse...

Eu presto muita atençao nao só no sódio, mas em toda a informaçao nutricional de cada produto... Boa dica, porque sempre é bom relembrar todos esses temas...
bjo bjo bjo :*

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!