segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tribulus terrestris

Hello people,

Como prometi o post do Tribulus...

Ultimamente um assunto que tem virado rotina em todas as rodinhas na academia é o tal do Tribulus terrestris, mas você sabe realmente o que é?
  
Bem, o TRIBULUS TERRESTRIS é essa plantinha aí, uma erva natural, popularmente conhecida como a videira da punctura. Ela já é utilizada na Europa há vários séculos para tratamento da impotência e como um estimulante para ajudar a aumentar o impulso e o desempenho sexual.

  
De uns tempos para cá, esta erva tem sido observada e estudada para saber a sua relação com a produção do LH (hormônio luteinizante) e consequentemente, aumento dos níveis de testosterona.
O extrato do Tribulus contém saponinas esteroides que têm sido identificadas como os constituintes bioativos responsáveis pelos efeitos anabólicos e afrodisíacos. Estas saponinas permitem que o organismo produza mais testosterona ao aumentarem os níveis de Hormônio Lutainizante (LH). Quando a LH aumenta, a testosterona também aumenta.

De todas as numerosas saponinas do Tribulus, somente a protodioscina possui uma eficácia verdadeira. Protodioscina (que é classificada como um componente da saponina) é o ingrediente mais ativo do extrato de Tribulus terrestris. Normalmente o Tribulus contém apenas uma pequena quantidade de protodioscina.
  
Mecanismos de ação da protodiescina:
1) estimula a LH e a FSH que são os hormônios que controlam a produção de testosterona.

2) uma parte da protodioscina se converte em DHEA que é o precursor direto da testosterona.

3) aumenta o nível dos receptores à testosterona;

4) durante o esforço, o Tribulus auxilia no combate ao cansaço preservando os níveis de catecolaminas (noradrenalina e dopamina) que estimulam o cérebro.


Ok, só o fato de praticamente ser um viagra natural já estaria de bom tamanho... Mas e para nós, incansáveis na busca por músculos, o que promete o Tribulus?

Ao aumentar as concentrações plasmáticas de testosterona, aumenta também produção de músculo como efeito anabólico. A testosterona é vital porque desempenha vários papéis essenciais no nosso organismo, em especial, a síntese de massa muscular, com consequente ganho de força.


Por que eu deveria usar TRIBULUS TERRESTRIS ?
Como DHEA e Androstenediona, Tribulus terrestris pode naturalmente favorecer a produção da testosterona. E como já sabemos, a testosterona é vital porque ela desempenha vários papéis essenciais em nosso corpo, incluindo a construção do músculo e aumento da força. Ah, e claro se quiser dar um up na relação sexual...


Existem pesquisas feitas com o TRIBULUS TERRESTRIS ?
Quando os cientistas iniciaram as primeiras pesquisas sobre Tribulus terrestris, eles tinham como único propósito, descobrir um seguro e natural tratamento para deficiências sexuais. Estas pesquisas levaram à descoberta de que o Tribulus terrestris elevava significantemente os níveis do LH e da Testosterona. Um outro estudo seguinte, feito com homens sadios com 28-45 anos, mostrou que 3 doses de 250 mg, tomadas uniformemente durante todo o dia, durante 5 dias, elevou os níveis de testosterona em 30% ou mais. Estudos adicionais confirmaram os estudos feitos anteriormente e também mostraram que, além de uma elevação nos níveis da testosterona, indivíduos observaram um aumento na libido, freqüência e força na ereção e recuperação da atividade sexual. Outras mudanças foram notadas: redução do colesterol, humor melhorado, aumento da auto-confiança e do desejo de enfrentar desafios.
  

O Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária, conduziu estudos clínicos com Tribulus terrestris, que mostraram uma melhoria nas funções reprodutoras, incluindo aumento na produção de esperma e testosterona em homens. Nas mulheres verificou-se um aumento da concentração de hormônios, incluindo o estradiol, com alteração ligeira da testosterona e melhoria da função reprodutora, libido e ovulação.

  
Um outro estudo envolvendo indivíduos saudáveis que tomaram 750mg/dia de Tribulus terrestris, avaliaram as respostas hormonais que revelaram aumentos de LH de 14,38 ml/U/ml para 24,75mI/U/ml. A testosterona livre nos homens também aumentou de 60ng/dl para 84,5ng/dI3.
Outro estudo realizado em mais de 200 homens que sofriam de impotência, revelou que muitos dos homens experimentaram aumento dos níveis de LH e testosterona, da produção de esperma e da sua motilidade.


Quanto de TRIBULUS TERRESTRIS devo tomar?
Não existe uma recomendação sobre a quantidade de Tribulus terrestris que deverá ser tomada. Existem diferentes sugestões dadas por especialistas no campo médico. O mais recomendado é de 3 a 4 vezes por dia, junto com as refeições. Como a meia vida da protodioscina é muito curta (+ ou – 2 horas e meia), dividir mais a ingestão das pílulas durante o dia pode aumentar a efetividade.


Quais os efeitos colaterais do TRIBULUS TERRESTRIS ?
Como qualquer suplemento, precaução deverá ser praticada quando pensar em tomar Tribulus terrestris. Nas pesquisas feitas, nenhum efeito adverso foi notado proveniente do uso de Tribulus terrestris. Além disso, em pesquisa adicional, nenhum efeito adverso foi demonstrado sobre o sistema nervoso ou cardiovascular. Até este momento nenhuma toxicidade ou efeito negativo ocorreu quando Tribulus terrestris é usado como suplemento nutricional.


Devo “ciclar” (alternar) o TRIBULUS TERRESTRIS ?
Não há nenhum indício que mostre conclusivamente qual deveria ser a dosagem ótima e a duração de Tribulus terrestris. Muitos estudos das pesquisas feitas usaram 750 mg de Tribulus terrestris por curto período de tempo. Ao contrário de DHEA e Androstenediona, Tribulus terrestris não é produzido pelo corpo, contudo, o uso prolongado poderia “minimizar” seus efeitos e fazê-lo menos potente. O uso a longo prazo e seus efeitos ainda não foram estudados, portanto, “ciclar” Tribulus terrestris pode ser vantajoso.


Existem diferentes maneiras de “ciclar” que têm sido usadas como rotina. Estas incluem um ciclo de 3 semanas usando, seguido de outro ciclo de l a 3 semanas sem uso, ou uma dosagem padrão com ciclo decrescente, tal como 4 a 6 semanas “on” (usando) seguido por 3 a 6 semanas “off” (sem usar). Como é o caso com toda suplementação, a melhor decisão é a chave do sucesso. Conhecer seu corpo e seus limites é tão decisivo para a própria suplementação como é para o próprio treinamento.


Ah, e atenção: As mulheres que tomam Tribulus terrestris tem que parar de tomar 5 dias antes da menstruação, pra que os níveis hormonais sejam reestabelecidos e podem voltar depois do fim da menstruação. O Tribulus terrestris causar uma desregulação do ciclo menstrual...


Bem quanto a mim...

Desde que eu era pequena, domingo sempre foi um dia que coisinahs gostosas era feitas pela minha mãe... Um almoço diferente, uma sobremesa delícia...E a muito tempo não tenho feito isso...
Mas ontem retomei a tradição, mas de maneira saudável é claro!!!



No almoço gente fiz a torta da minha amyga Carol Cianci Serratto e ficou uma delícia ...


Pra ficar com água na boca. fiz porções induviduais e ficou um charme...

Receitinha:
Ingredientes:
  • 1 ovo;
  • 4 col. sopa de farinha de aveia;
  • 1 col. sopa fermento em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 4 claras em neve;
Misture bem o ovo, a aveia, o fermento e o sal. Por último, acrescente as claras em neve e misture até incorporar à massa. Untei uma forminha de vidro com azeite, despejei metade da massa, coloquei o recheio (você pode rechear como quiser, eu usei frango desfiado e 2 col. de cottage). Por cima do recheio, a outra metade da massa. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, por uns 30 minutos, ou até que a massa fique douradinha...

Aí eu pensei... O que eu vou comer de sobremesa? Humm, paçoca protéica....com banana...

Achei que ficou um pouquinho sem doc pra comer pura... Mas com a bananinha amassada....é outra história crianças...

Receitinha:
  • 100 gr de amendoim torrado e moído
  • 40 gr de whey (usei o de baunilha, mas que choco fica bom tb)
  • 1 colher de óleo de coco pra dar liga.

Mistura tudo, põe num potinho quadradinho e geladeira...30 min. Que é o tempo para endurecer e conseguir cortar com a faca....

De jantar foi a torta campeã das campeãs da Carol... Obrigada amyga!!!!

Ao longo do dia, 2 copos de whey e tomei o tribulus tb, vamo ver no que que dá...

Antes de dormir Myo com oléo de coco....

Bjs...

12 comentários:

Vi Bocacio disse...

Também já fiz esta torta... é mesmo uma diliça!

bjks

Carol Cianci Serratto disse...

Ai que surpresa boaaaa!! que lindaaa hahahahaha fiquei rindo a toa Flavinha!!! e que idéia boa foi essa de fazer a torta em porção individual..uauu que legal!!! Está de parabéns essa tua disciplina..por enquanto não tomarei tribullus..mas foi bom me informar!! obrigada..beijoo

Flávia Lobão disse...

Ah Carol, ou vai ou racha...é agora ou nunca... E apesar da gente não se conhecer, te acho um amor.. Me identifiquei muito com vc... Pena a gente morar longe!!!

Bjs.

Mila Fairy disse...

A pergunta que ninguém sabe me dizer: interfere no anticoncepcional?
Uma grande dúvida....
Hummm.... tortinha interessante!!! *_*

Joana Pereira disse...

Não conhecia esse Tribulus, já tinha ouvido falar mas não sabia realmente do que se tratava, muito bom.

Adorei a torta, parece que ficou uma delicia :D

Beijocas

Flávia Lobão disse...

Ludy... essa é especial pra vc...Voltei da gineco hj e ela disse que pode interferir sim com a pípula... É melhor usar camisinha tb...Bjs.

LyA Bodies disse...

Eu nao conhecia o tribulus... força aí, vai da certo :)

Fernando disse...

ola... adorei amatéria sobre o tribulus.
bem explicaticva e exclareceu todas minhas duvidas.
gostaria de saber se este tribulus terrestris optimum é o mais indicado ..
http://www.monstersuplementos.com.br/produto-75-tribulus_terrestris_optimum_625_mg_100_caps

aguardo

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o uso de Tribulus interfere no efeito do Anticoncepcional. Obrigada

Anônimo disse...

sou gordo,posso tomar tribulus ?

Anônimo disse...

gostei muito do broge comtinue a sim

Anônimo disse...

Oii gostei muito do blog, vou entrar sempre :)
Mais vc poderia me responder uma coisinha é que não uso anticoncepcional como vou saber quando falta 5 dias para minha menstruação, pois ela não é regular não. E se eu tomar direto sem parar corro algum risco ???. Desde Já agradeço a atenção beijoss

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!