terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ômega 3 para ficar fortinho!!!


Oi gente,


Vocês já tiveram a sensação de estar tendo poucos resultados mesmo fazendo dieta e treinando direitinho? Já pararam para pensar que podem não estar dando ao corpo todos os nutrientes de que ele necessita?


Estou falando especificamente sobre os nutrientes que são "essenciais" para o corpo mas que o corpo não pode produzir e, portanto, deve ser obtidos através da dieta. Sobre os macronutrientes, há dois grupos de nutrientes essenciais, aminoácidos essenciais (EAAs) e ácidos graxos essenciais (EFAs).


A importância da proteína todo mundo já entendeu, mas o consumo de ácidos graxos essenciais adequados a cada dia ainda anda pouco divulgado. Por que a gente se concentra em apenas um dos dois nutrientes essenciais? Ambos os EAAs (na forma de proteínas) e ácidos graxos essenciais deve ser obtido a partir de sua dieta. Para obter os melhores resultados possíveis você deve se concentrar em obter o suficiente de ambas as proteínas e gorduras essenciais.
Existem dois ácidos graxos que são essenciais para o organismo, o ômega-3 que é o ácido alfa-linolênico (ALA) e o ômega-6 ou ácido linoleico (LA). ALA e LA são prontamente disponíveis nos alimentos, mas para obter os seus benefícios devem ser convertidos, ALA para ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) e LA para ácido gama-linolênico (GLA).
A conversão do ALA em EPA e DHA, bem como a conversão de LA para GLA é muito limitada, por isso mesmo que a gente obtenha algum ALA e LA na dieta pode não estar recebendo o suficiente EPA, DHA, ou GLA. A adição de fontes de gordura que contêm EPA e DHA (como o óleo de peixe) é o ideal para garantir que a gente obtenha esses metabólitos de ácidos graxos essenciais.
E qual são os efeitos benéficos destes ácidos graxos?
EPA Diminui a quebra de proteína
O tecido muscular está em um metabolismo constante,. Se a quebra de proteína é maior do que a síntese protéica, então a gente está em um balanço protéico negativo e músculo é a perda. Nós não queremos isso! Queremos manter proteína muscular saldo positivo e ganho. Uma maneira de conseguir isso é através da diminuição quebra de proteína muscular. Foi mostrado que EPA diminui a atividade da via proteolítica ATP ubiquitina-proteassoma, que causa o catabolismo do tecido muscular. Adicionando EPA para a sua dieta você pode diminuir a degradação muscular proteína e a perda muscular. Outra coisa importaânte...Restrição calórica aumenta a ATP ubiquitina-proteassoma atividade da via proteolítica.
Óleo de peixe aumenta a sensibilidade à insulina
Muitos estudos têm mostrado óleo de peixe melhora a sensibilidade à insulina. Nosso corpo sendo mais sensível à insulina, menos insulina o corpo necessitará liberar para repor nutrientes. Lembre-se de que a insulina faz com que os nutrientes sejam armazenados no músculo e tb no tecido adiposo. Menos insulina secretada significa mais nutrientes são transportados para o tecido muscular ativo e menos tecido adiposo, levando ao aumento ganho de massa magra e diminuição do armazenamento de gordura. Adição de óleo de peixe na dieta pode melhorar a capacidade do corpo utilizar insulina e estocar nutrientes.
Óleo de Peixe Aumenta a captação de aminoácidos
Um estudo investigou os efeitos do óleo de peixe sobre o metabolismo de proteínas mediado pela insulina e descobriu que os ácidos graxos ômega-3 aumentam a captação de aminoácidos. Um aumento na captação de aminoácidos no músculo significa um aumento no anabolismo protéico, levando ao crescimento muscular.
Suplementação com óleo de peixe aumenta a oxidação de gordura durante o exercício
Suplementação com óleo de longo prazo de peixe tem sido mostrado aumentar a oxidação de gordura durante o exercício. Adição de óleo de peixe na dieta é uma maneira fácil de queimar mais gordura.
Resumindo os benefícios na saúde de EPA e DHA:
  • Diminuir a massa de gordura corporal;
  • Melhorar a saúde cardiovascular;
  • Reduzir a pressão arterial;
  • Aumentar a sensibilidade à insulina;
  • Melhorar a saúde das articulações;
  • Necessárias para o bom funcionamento do cérebro;
  • Reparo das membranas de células danificadas;
  • Fornecer blocos de construção para Eicosanóides (moléculas de sinalização) e fatores de crescimento;
  • Aumentar a permeabilidade da membrana celular (capacidade de transporte de nutrientes para dentro e para fora das células);


Se a gente é deficiente em EAAs, a síntese de proteínas não pode prosseguir em sua taxa total devido à falta de aminoácidos para construir o tecido muscular. O mesmo vale para os EFAs. Ser deficiente em ácidos graxos essenciais irá diminuir a síntese de proteínas e reparação muscular devido a falta dos materiais necessários. Uma deficiência de EFA também pode fazer o corpo tentar "segurar" a gordura corporal já que sente que não tem todos os nutrientes de que necessita. Então, se a gente não tem EFAs suficiente, não estamos ganhando músculos e progredindo a uma taxa lenta para a perda de gordura.
 O meu chegou hoje!!! Ebaaaa!!!




Hoje é dia de treino de...




costas e bíceps...
Quem vem comigo!!!

Amanhã eu posto a dieta e o treino direitinho...

Ah, e não se esqueçam de mandar as fotos do desafio!!!

Bjs.


8 comentários:

Vamo que vamooo disse...

Otimo post, realmente teu blog tem sido mto bom e super explicativo... to amando ler ele....

Beijos flor

Flávia Lobão disse...

Vamo q vamooo!!! Que bom, vc não sabe como fico feliz!!! Bjs.

Suelen Carvalho disse...

Flávia, seu blog está maravilhoso, vicio total, bjs, Suelen.

Flávia Lobão disse...

Su, obrigada!!! Dividindo informações!!! Bjs.

Estela M Pereira disse...

Muito boa publicação!

Há algum tempo inclui o ômega 3 na minha dieta! ainda bem.... rs

Bjs e obrigada pelas informações

Flávia Lobão disse...

pois é Estela,eu to atrasada. Mas antes tarde do que nunca, rs! Bjs.

Girl FIt disse...

Seu blog está muito bom viu! Hoje mando as fotos, mas to precisando fazer umas mudanças na minha dieta e ver se consigo melhores resultados..hehe, to indo viajar, tomara que eu não enfie o pe na jaca nesse final de semana.
Bjooos

Flávia Lobão disse...

Nana, obrigada pelos elogios... Cuidado com a viagem... tenha foco e faça escolhas certas, mas se joga e aproveita!!! Bjs.

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!