quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vitamina C para protejer quem quer ficar fortinho!!!


Hoje vamos falar sobre a vitamina C...


A vitamina C não é necessária somente para a nossa saúde, mas pode melhorar muito o nosso treino. Esta vitamina hidrosolúvel pode fortalecer nosso sistema imunológico e ajudar a gente se recuperar mais rápido dos treinos através da eliminação do cortisol. O cortisol suprime o crescimento muscular e ajuda a estocar gordura, e como o cortisol é liberado durante o estresse (que acaba sendo o treino), a gente precisa de algo que eliminá-lo e é aí que entra a vitamina C.

A vitamina C é solúvel em água, ou seja, ela não se acumula no nosso sistema. Para melhores resultados, é indicado tomar 1000 mg de vitamina C uma hora antes do treino para diminuir a dor muscular e ajudar a recuperar mais rapidamente após o treino.



Importantes benefícios da vitamina C:

1. Protege dos danos dos radicais livres.

Quando a gente realizar sessões de treino intenso, os radicais livres são criados no corpo. Os radicais livres são basicamente os resíduos metabólicos que atacam as células do corpo. Como a vitamina C é um antioxidante forte, ele vai lutar contra esses radicais livres seja impedindo sua criação, ou reduzindo os seus efeitos.


2. Reduz a produção de cortisol.

O estresse do dia a dia ou o treino com peso todos os dias ativa um hormônio catabólico conhecido como cortisol. O cortisol rompe o tecido do músculo para ser usado como energia, e tende a promover o armazenamento de gordura extra, especialmente em volta de seu estômago (pneuzinho que a gente odeia). Ele também reduz a recuperação dos músculos após os treinos, e interfere com o transporte de nutrentes para os músculos. Sendo assim, tenho certeza que você entendeu porque cortisol não é seu melhor amigo. Um dos grandes benefícios da vitamina c é que reduz a produção de cortisol em seu corpo.



3. Fortalece o sistema imunológico.

Ficar doente é a última coisa que uma sarada quer né? A gente não consegue treinar dando nosso máximo, ou às vezes nem ser capaz de fazer o treino todo. Sua dieta vai ficar comprometida e perder alguns quilos é comum. E é aí que a vitamina C vem com tudo... Ele trabalha para reduzir a chance de você ter uma doença, que é muito útil mesmo. Ninguém quer ficar doente, ninguém merece ficar doente...



4. Ajuda com dores musculares.

Ficou provado que, quando vitamina C é tomada perto de um treino,nossos músculos não ficarão tão dolorido nos próximos dias, após o treino.



5. Aumenta a absorção de ferro.

Vitamina C irá aumentar a absorção de ferro no corpo. Só para você saber, o ferro é usado para ligar o oxigênio na hemoglobina no sangue e é vital se você quiser realizar uma sessão de treino intenso com toda energia.

6. Ajuda a criar hormônios esteróides.

Por último, mas não o menos importante dos benefícios da vitamina C é que ela auxilia a criação de esteróides anabólicos naturais do organismo. A quantidade de músculo que a gente fisicamente é capaz de construir depende de quanto desse hormônio esteróide natural que a gente tem no nosso corpo, por isso quanto mais, melhor.



O nosso corpo não pode produzir a vitamina C de forma independente, é importante consumir regularmente alimentos que contenham vitamina C. Para maximizar o sistema de defesa antioxidante, melhorar o seu desempenho e melhorar sua saúde. Alimentos ricos em vitamina C incluem brócolis, couve-flor, couve, espinafre, tomate, limão, morango, laranja, pimentão, kiwi, acerola, caju, abacate, abacaxi, ameixa, banana....

Bora incluir essa maravilha?

Bjs.

15 comentários:

Girl FIt disse...

Eu uso e adoro! FAz muita diferença, afasta resfriados e tals. o problema é que suplemento, academia, alimentação e vitaminas ficam muiiito caro..aiai

Flávia Lobão disse...

É verdade. Sa for colocar na ponta do lapis é uma fortuna... Ainda bem q essa aí é baratinha.

Daniella Miranda disse...

Excelente matéria Flavinha. É importante ressaltar que nos alimentos a vitamina C pode ser perdida facilmente, quando em contato com água a vitamina pode se solubilizar, neste caso a água deve ser utilizada, no cozimento (por ser termosensível) e até em contato com o ar. Portanto os alimentos crus possuem maior quantidade, ou quanto menos processados forem maior será a preservação desta vitamina. Portanto a melhor maneira de ser aproveitada é na forma de suplementos. Beijos.

Kaka Lumma disse...

então to cheia de vitamina C....heheheheh adorooooo

otimo post...

beijooos
me segue tbm!!!! ;)

Suelen Carvalho disse...

Flávia, treino sempre de manhã, e tomo a vita C, antes do almoço e da janta, é um horário bom ou não? bjs, Suelen.

Flávia Lobão disse...

Dani muito obrigada pela complementação!!! Cru é melhor, mas menos gostoso!!! Prefiro suplementos. Bjs.

Flávia Lobão disse...

Kaka transbordando vit C, hein!!! toda protegida! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Su, a vitC é ótima para auxiliar na fixação do ferro no organismo. quando eu estava com amenia, tb tomava antes do almoço e do jantar. A explicação sobre tomar antes do treino achei plausível, mas na verdade eu acho que pra evitar fadiga muscular a gente tem que ter vitamina no organismo. Se a gente suplementa sempre não importa muito o horário porque o corpo sempre terá! Eu tô fazendo assim, tomo antes do almoço e antes do treino. Porque depois do treino eu suplemento e 1 h depois eu janto, então já tem vitamina. Se eu treinasse de manhã tomaria um comp de 500 mg antes do treino, um antes do almoço e 1 antes do jantar somando 1500 mg. BJs.

Andréia Galliego disse...

Fla, excelente post! esse blog é muito informativo!

NeSSah - Futura Ex-Gordinha disse...

Oii, vim retribuir a visitinha. Já estou te seguindo. Adoreii o post sobre vitamina C. Bem bacana... Boa sexta. Bjs

Flávia Lobão disse...

Obrigada Déia. Devo dizer que é pura inspiração no título do seu!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

NeSSah, obrigada!!! BJs.

Entrevistas Fit disse...

E a goiaba que é a mais rica em vitamina C!! :) ótimo texto!

Flávia Lobão disse...

Bora comer goiaba então Myrna... Bjs.

Anônimo disse...

Vitamina C é, realmente, muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. O problema é que tudo em excesso faz mal, e o excesso de vitamina C provoca cálculo renal. A dose diária recomendada é de 60mg.

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Saradas tricotando!!!