terça-feira, 24 de abril de 2012

Dicionário de uma sarada!!!



Oi gente....

O post de hoje é dedicado as meninas e meninos que estão entrando agora no ritmos da academia e que as vezes ficam meio perdidos com algumas palavras que a gente fala rotineiramente. No começo é complicado, mas depois a gente se acostuma e começa a falar com naturalidade.

Então vamos lá:


BF% – Body Fat, Gordura corporal, medida em porcentagem de quanto da sua massa corporal e gordura.Ex: Se alguém tem Bf de 15%,isso quer dizer que 15% da massa corporal dessa pessoa e gordura.

Bodybuilding – Fisiculturismo

Bodybuilder – Fisiculturista

Bulking – Aumentar o peso corporal pela adição de massa muscular ou gordura ou ambos.

Cutting – Fase de definição (perda de gordura), onde a rotina do atleta é voltada para a queima de gordura e definição muscular.

Definição muscular – Nada mais é do que deixar o contorno dos diversos grupos musculares visíveis, deixando o corpo bem marcado, trincado, sarado.

Hipertrofia – O termo hipertrofia é usado quando se quer mencionar o crescimento da fibra muscular. É basicamente uma resposta do organismo com fins de adaptação mediante à um exercício físico. A hipertrofia dos músculos, geralmente resultado de exercícios anaeróbicos acompanhados de dieta apropriada, é chamada Hipertrofia muscular.

Catabolismo- Catabolismo é um processo metabólico que implica na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. Refere-se à assimilação ou processamento da matéria adquirida para fins de obtenção de energia. A quebra das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo. Para evitar o catabolismo você precisa ingerir alimentos protéicos de 3 em 3 horas Isso garante que seu corpo esteja sempre sendo suprido pelas proteínas de sua dieta. Também é importante uma alimentação adequada em proteínas + carboidratos pós-treino e evitar treinar com fome ou mais de duas horas desde a última refeição. Para ganhar massa muscular deve, portanto evitar ao máximo o catabolismo muscular, promovendo o anabolismo através de treino direcionado e alimentação adequada.

Cortisol- Esse já fiz até post especial, mas resumindo...Principal hormônio regulador do sistema imunológico ao contrario da testosterona, insulina e hGH, que são hormônios responsáveis pelo anabolismo, o cortisol passa a ter uma função antagônica a esses hormônios, o cortisol passa a desenvolver um papel de catabolismo, o que nenhum praticante deseja certamente, esse hormônio é liberado devido algumas situações de estresse mental e principalmente físico, em outras palavras, não que ele seja um vilão da, mais o cortisol é liberado sempre alguma coisa no seu organismo esta errado, e o cortisol é o freio para isso.

Dumbbell – Halter em português (Waldermar Guimarães adora falar nos seus vídeos...)

Dia do lixo - serve basicamente para aumentar a taxa de metabolismo do corpo, mas na verdade não deve ser um dia e sim uma refeição...Tb tem post no blog.

Off – igual dia do lixo.

Falha – É o ponto onde o músculo está tão fatigado que ele não consegue realizar mais nenhuma repetição.

Índice Glicêmico – O índice glicêmico, ou glicemia, (IG) é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Tb tem post sobre isso no blog.

Insulina – Insulina é o hormônio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Ela também é essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras).

Over Training – Geralmente é causada pelo excesso de atividade física sem o devido tempo de recuperação. Causando dentre vários efeitos, o catabolismo. Outros fatores que interferem no OT é a má alimentação e falta de descanso.

off season -  período de ganho de massa

on season - período de definição muscular


Com certeza não falei todas... se ficou alguma fora é só perguntar...mas com o tempo a gente vai aprendendo. 

Bjs pra todos!!!

28 comentários:

Estela M Pereira disse...

Legal Flávia!!
Importante mesmo esse dicionário, assim a galera conhece um pouco mais do "nosso mundo fitness"

Bjs

Vi Bocacio disse...

Muito bom! Gostei!

:*

Carla disse...

Ola linda, menina adorei a sua resposta e sua atenção comigo, adorei todas essas siglas, eu estava mesmo muito perdida. Quanto ao personal Zullu, queria o contato dele, queria mesmomtirar umas duvidas , se ele tiver blog fica em mais fácil, ou algum email. beijos e obrigada por tudo.

Camila disse...

mto bom flaviaaa, qdo eu comecei fiquei varios dias procurando o que era BF rs...ajuda bte

Flávia Lobão disse...

Estelinha, pois é alguem tem que entender esse dialeto que a gente fala, né? rs. Bjs.

Kenya Mara disse...

Estava procurando algo dos "morfos"- endo, ecto e outro q nao lembro o nome, mas li em algum lugar... hehehehe... aprendendo demais!!!

Flávia Lobão disse...

Obrigada Vivi. :)

Flávia Lobão disse...

Carla, imagina o negócio é compartilhar... Olha o contato dele é zulubootcamp@yahoo.com.br ou pelo facebook: Paulo Zullu. Bjão

Flávia Lobão disse...

Camila eu tb... Bf foi fatal...kkkkkk Bjs.

Lila disse...

muito legal o post.. bem esclarecedor.
bjus

Flávia Lobão disse...

Kenya, vou fazer um post sobe isso essa semana então!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Lila obrigada. Bjs...

Anônimo disse...

Boa idéia Flávia do post de hj. Gostei também. bjs

Kaly

Agora é de verdade! disse...

Olá Flavia !
Adorei o post ! Bem esclarecedor !
Um beijo ♥

Kaka Lumma disse...

Flavitchaaaa, mto bom este post, tinha coisas que eu não sabia memso o que era...ameeeeeeeeeeeeei

Sami disse...

Bão esse post heim! Todo mundo qndo entra nessa rotina fitness se perde bastante nestes termos. A gente tem q ir fuçando, aprendendo por dedução! Valew Flavitchaaa!

E sexta-feira tá chegando, heim! Ui, hora da verdade rs
bjosss

Flávia Lobão disse...

Kaly, obrigada!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Que bom q gostou Agora é de verdade. Bjão.

Flávia Lobão disse...

Jura Kaka? Achei que tu tava por dentro disso ttudo!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Verdade Sami, tb ficava perdida igual barata tonta.... Ah, vou falar do desafio no post de hj ... Bjs.

milena disse...

flavinha como sempre vc arraza...otimo post adorei...bjos

Flávia Lobão disse...

Mi, obrigada!!! Bjs.

Renata disse...

obrigadaaaaa.. hahahah algumas coisas eu nao tinha ideia do que eram! para quem começa a pesquisar mais sobre o assunto em blogs e facebook as vezes é dificil entender todas essas palavras!! é quase uma outra lingua hahahah exagero meu

Flávia Lobão disse...

Renata, no começo é assim mesmo, mas depois tudo fica tão natural q nem percebe!!! Bjs.

Dri Breyer █■▬▬■█ disse...

Ai Flá, amei esse dicionário. Muitas aprendi na marra, pesquisando. É um mundo de palavras novas né? Hj por exemplo fui "traduzir" pra uma amiga no grupo BF e fiz errado pra ela. Ela sempre me pede pra traduzir e ela entender melhor os contextos rsrs, lindinha> Hj falei BD (Bad fat) não deixa de ser né? rsrsrsrs,mas agora aprendi que é body fat! :) tks *-*

Flávia Lobão disse...

Dri, obrigada... Eu tb achava que era bad fat, kkkkk. Mas depois aprendi... a gente tem q se acostumar com essas palavras, né? bjs.

belezaefitness disse...

Bem legal! Às vezes a gente sai falando/escrevendo esses termos achando que todo mundo sabe mas não é bem assim, né :)
Beijos!
Tati

Flávia Lobão disse...

Tati, é verdade, a gente já trata com naturalidade, mas tem um monte de meninas q não conhecem e ficam perdidas!!!! Bjs.

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!