quinta-feira, 5 de julho de 2012

Café x Creatina!!!




Oi...

Ontem quando eu falei que o café interfere na creatina, recebi mensagem da Bia dizendo que nunca tinha ouvido falar disso...Então fiz um textinho pra explicar. Vamos lá...


A creatina  é bastante atraente, uma vez que é segura, eficaz e relativamente barata. É encontrada na carne e está presente em quantidades limitadas no nosso corpo. Mas há um outro suplemento com "c" que compartilha muitas das mesmas características - seguros, eficazes e de baixo custo - a cafeína, que tem sido utilizada por muito mais tempo que a creatina que só foi liberada aqui no Brasil em 2009.

Os efeitos da cafeína tornaram uma salvação para várias pessoas de manhã, pois pode transformar o indivíduo mais exausto em um super alerta cheio de energia. Assim como a creatina, a cafeína possui uma longa lista de vantagens - aumento do metabolismo, resistência, foco, termogênese, etc - e pequena lista de desvantagens (tremores ocasionais e a possibilidade de insônia) fizeram dela uma escolha popular para os atletas. Claro, não demorou muito para alguém ter a idéia de combinar os dois ingredientes já potentes em algo maior. O resultado é o número quase incontável de pré-treinos a base de creatina e cafeína no mercado.

Apesar do grande número de formulações que foram criadas em torno da combinação de cafeína e creatina, um estudo recente mostrou que a combinação dos dois realmente não é essa coca-cola toda!!! Um estudo publicado na revista "Metabolism" onde a principal intenção foi avaliar os efeitos da cafeína sobre o tecido muscular, muitos dos resultados se mostraram positivos como oxidação de gordura e aumento da sensibilidade à insulina. Mas infelizmente, a cafeína mostrou um outro efeito sobre o tecido muscular. 

Após minutos da administração da cafeína, a quantidade da creatina nas células musculares foi diminuída. Aparentemente, um dos efeitos da cafeína é interferir com o metabolismo de creatina em células musculares.

O que isto significa é que a creatina e cafeína devem ser utilizados separadamente e em horários distantes. Se você quiser colher os benefícios da força causada pela creatina, você terá que perder a explosão de energia da cafeína. Mas, pelo menos, você provavelmente vai economizar algum dinheiro. 

Na Expo Nutrition em SP, surgiu essa pergunta: "Por que as empresas fabricam pré-treinos com esses dois componentes se um interfere no outro?" A resposta foi "para vender!" 

Por isso eu disse ontem que minha creatina não ia servir, mas meu café era mais importante!!! Hj é descanso, mas amanhã nada de café!!!

Bjs.

18 comentários:

Bia Monteiro disse...

Muito bom o texto, Flávia. Obrigada por tirar minha dúvida! =))

Beeijos.

Flávia Lobão disse...

Bia imagina, bora compartilhar o conhecimento!!! Bjs.

Estilo Saudável disse...

Tb não sabia disso não.. Tb vou me informar mais, pois trabalho numa loja de suplementos, é sempre bom se atualizar, vou até falar com meu chefe que é especialista em creatina. Ele tem 2 pós e um artigo foi só sobre creatina. Se eu souber de algo lhe aviso! Beijos

Vi Gonçalves disse...

Muito bom texto, Flávia!

Hoje eu falei com a minha nutri sobre isso e ela disse que se tomasse uma xícara de café pequena bem de manhã e tomasse a creatina mais de tarde, não haveria tanta interferência, mas não é para fazer sempre!

Beijão1

Camila disse...

eita nem imaginava...se eu usar pre-treino que contem creatina eh a mesma coisa então?

Kaka Lumma disse...

Muito bom este artigo Flavia...
muito bom
beijos
bom findiii

Ira disse...

Nao sabia que a cafeina interferia tanto assim, sempre soube que n rolava tomar termo com crea por causa disso, pois um anularia o efeito do outro... Mais um cafezinho só??? Ai vou sofrer tanto qnd começar a tomar crea, sou mtu viciada em café

Adriana Astrid disse...

Tb não sabia... Ótimo artigo. Muito esclarecedor!

Flávia Lobão disse...

Estilo saudável, se souber de alguma coisa me conta mesmo!!! bjs.

Flávia Lobão disse...

Vivi, assim pode. Eu tomo meu café preto todo dia de manhã, mas ontem não teve como... foi pertinho um do outro. Bjs.

Flávia Lobão disse...

Camila, é sim... a cafeina acaba diminuindo o efeito da creatina. Mas vc vai ficar ligada!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Ira, só um pouquinho e longe um do outro não tem problema... Bjs.

Flávia Lobão disse...

Adriana, obrigada!!! Bjs.

MS Concurseiro disse...

Bom saber. Também sou meio "viciado" em café e de agora em diante vou me policiar mais.

Café agora só descafeinado (rsrsr).

Ótima matéria! Abaço.

Flávia Lobão disse...

MS concurseiro obrigada. Um cafezinho de vez em quando é merecido! bjs.

Luana Cardoso disse...

Primeiramente,Parabéns pelo seu Blog! É a primeira vez que estou por aqui! Gostei bastante da matéria, ajudou a esclarecer minha dúvida! Abs

Flávia Lobão disse...

Luana Obrigada!!! Bjs.

Anônimo disse...

Olha, tem muita gente falando sobre creatina e cafeína e pouca coisa de qualidade, achei um artigo com umont de referencias, http://www.blogeusuplemento.com.br/massa-muscular/creatina/ recomendo a leitura!

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!