terça-feira, 30 de outubro de 2012

Perca gordura com eficiência com o HIIT!!!

Oi gente,

Como prometido vou falar pra vcs do cardio poderoso que estou fazendo agora, o HIIT!!!

Quando a palavra cardio vem à mente o que a gente pensa instantaneamente? Longas horas sobre a esteira com aquela corridinha básica, ou intermináveis sobre o elíptico. 
Mas o que tem ganhado grandes adeptos ultimamente é um método de cardio que leva muito menos tempo e é muito superior na queima gordura dos que os cardios convencionais. É chamado de High Intensity Interval Training ou simplesmente HIIT.

Só para fazer um paralelo, olhe as duas imagens. A imagem à direita mostra um exemplo extremo dos resultados de treinamento diferentes de um maratonista (cardio de "estado estacionário") e Sprinter (treinamento de alta intensidade intervalado). Dá pra notar uma diferença incrível mesmo que essas pessoas, obviamente, têm diferentes tipos de corpo e genética, mas o método de treinamento pode influenciar e muito nos resultados.

O que é High Intensity Interval Training?
O HIIT é um programa aeróbico designado especificamente para atletas e praticantes de atividade física com alguma experiência. O princípio é simples: Ao invés de ficar horas em baixa intensidade esperando queimar as calorias antes que você morra de tédio, você alternará intervalos de intensidade moderada com períodos de esforço máximo. Por exemplo, correndo por 30 segundos, em seguida, caminhando por 60 segundos.

Por que o HIIT é o melhor cardio para queimar gordura?
A razão pela High Intensity Interval Training funciona melhor para a perda de gordura é o seguinte: Quando você faz uma sessão de cardio no mesmo ritmo o tempo todo, seu corpo vai para o que é chamado de estado estacionário. Isso significa que seu corpo se adaptou para a velocidade que você está indo e se esforça para economizar energia (calorias). Você será capaz de evitar isso e queimar mais calorias e gordura, fazendo o treinamento do intervalo. Como um bônus, há também um efeito de queima prolongada conhecida como EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício). O metabolismo aumenta e a gente queima mais calorias por até 24 horas após o treinamento intervalado, enquanto que quem vai para uma corrida queima quase caloria nenhuma depois.

Outros Benefícios HIIT
Primeiro de tudo, este tipo de treinamento é muito superior aos exercícios de estado estacionário quando se trata de aumentar o VO2 máximo, que é a quantidade máxima de oxigênio que a gente capta durante o exercício. Isso significa que estaremos com o sistema cardiovascular muito melhor. Em segundo lugar, evitar o catabolismo quando você executar o exercício de longa duração, de intensidade moderada, onde realmente pode colocar-se em um estado catabólico em que começará a perder massa muscular.

Amostra de HIIT
O treino HIIT que o Paulo me passou é feito com exercícios funcionais que a gente já fazia em outras fases como o brupee e o montain cliber, e o que ele fez foi adaptar para o HIIT. A duração da "obra" é de 60 segundos, e meu "descanso" é de 30 segundos. A relação de trabalho / repouso neste caso é de 60/30. Eu faço 7 ciclos desse treino 2x na semana e outro também duas vezes na semana que é corrida na velocidade máx por 2 min e caminhada por 30 seg em 10 ciclos. Na verdade não consegui correr esses ciclos todos e provavelmente vc tb não conseguirá na primeira vez, apesar de ser curto é extremamente cansativo e exige muito, por isso é indicado para atleta que possuem um melhor preparo. O que eu fiz foi substituir a corrida pelo pedal. E na verdade vc pode adaptar qualquer cardio clássico em HIIT, seja corrida, bike, elíptico, saltos, etc...
Mas o que posso dizer que quando termina é uma delícia, uma explosão de endorfina e uma sensação de que vc cumpriu o seu papel e que a gordura está torrando, porque seu corpo fica fervendo por horas, com metabolismo a mil.
Vale muito a pena!!! Então repassando para vcs testarem...

Treino I de cardio HIIT
Burpee  -  60 segundos
Caminhada  -- 30 segundo
Montain Climber  --- 60 segundos
Caminhada   -- 30 segundos

Repetir  7 vezes

Treino II  de cardio HIIT
Corrida 2’ min  velocidade  máx.  + Caminhada 30 segundos   repetir por 10 x


Depois vocês me contam... Bjs!!!

18 comentários:

Janaina Mello disse...

Hahaha nem te conto que peguei minha filha e fiz tudo isso aeee e a bichinha quase morreu!

Drica Siqueira disse...

querooooo \o/\o/\o/\o/
ta na moda o HIIT hein
confesso que sou bemmm mal em corridas, mas vou testar o primeiro!

Estela M Pereira disse...

Adorei!!!
Super bem explicadinho....

Bjs

Robertinha disse...

Eu estou fazendo umas 5x na semana, desde q a Dani Tâmega passou sobre ele no desafio hehehe

Bjos Flá!

Camila disse...

Mto bom Fláviaaa, vou tentar!!!

Flávia Lobão disse...

Tadinha Jana! Kkkkkkkk, mas daqui a pouco três fera. Bjs.

Flávia Lobão disse...

Dri vc vai adorar, no começo é difícil mas depois a gente pega o jeito. Bjs.

Flávia Lobão disse...

Estelinha obrigada! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Muito bom né Robs!? Bjs.

Flávia Lobão disse...

Depois me conta! Bjs.

Lidiane Pacheco disse...

Adorei! E já estou fazendo... Bjs

mariana disse...

Ha uns 10 meses atras, quando estava acima do peso, comecei a praticar corrida. Havia atingido o tal do Plateu, nao conseguia perder mais um grama seguer! Dai resolvi experimentar o HIIT, e em pouco mais de 2 meses perdi 10 dos ultimos 15kg que pretendia perder. Sem falar nas pernas que ficaram muito mais definidas. Pra mim, o ideal foi fazer o treino HIIT 3 vezes por semana. Super recomendo, os resultados sao otimos!

Kenya Mara disse...

Também já faço há um tempinho e realmente queima muito!!!

carla lia disse...

eu queria saber o que é bruppe e Montain Climber

Flávia Lobão disse...

Carla lia deixo um link para vc sobre o brupee http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://media.tumblr.com/tumblr_m0nmyzVjdE1qcmrp8.jpg&imgrefurl=http://fitvillains.tumblr.com/post/21998443960&h=266&w=400&sz=12&tbnid=B7XdJXj5MOKTiM:&tbnh=80&tbnw=120&zoom=1&usg=__8hMXf9AQ2tllLiWvjv-HSb0F96U=&docid=t_8u_8XCu5TmVM&hl=pt-BR&sa=X&ei=umz7UIybCYWC8ASniYDoBw&sqi=2&ved=0CEYQ9QEwAw&dur=185

e tb sobre o montain climber https://www.google.com.br/search?q=mountain+climbers&hl=pt-BR&tbo=d&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=GG37ULDjLY649gTQvIDYCA&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAA&biw=1360&bih=606#imgrc=m4rVndPGIt2-DM%3A%3BTk_eAtoiJKJvzM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F_Je--UdSK8tw%252FTVIIxisH1TI%252FAAAAAAAAADU%252FBjKNMWX9nE0%252Fs1600%252Fcross-body-mountain-climber.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Famandadelp.blogspot.com%252F2011%252F02%252Fexercise-of-day-mountain-climbers.html%3B300%3B300

Bjs,

Natália disse...

Oii, começei hoje no HIIT, faço corrida de 4min correndo e 1 andando por 40 min 3x na semana e o HIIT agora 2x, fiz o HIIT 30/30 seg, correndo a média de 11/12 km, Flávia é isso mesmo, está certo como estou fazendo? Preciso perder uns 10 kilos, to fazendo R.A tbm...obrigada

abraços

Flávia Lobão disse...

Natália no começo tem que ser mais devagar mesmo porque o nosso corpo não está acostumado, mas depois pode diminuir o intervalo. Mas nesse de 30/30 não precisa mais que 15 min, para não correr o risco de catabolizar... E com a RA vai ter resultados fantásticos com certeza!!! Depois me conta tudo!!! Bjs.

Anônimo disse...

HIIT todos os dias!

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Saradas tricotando!!!