quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O DIA D – como evitar a retenção hídrica e arrasar no fim do ano!

Oie gente!!!

Sentem confortavelmente porque o post de hj está enoooorme!!!

Como os comentários sobre a água foram unanimes no último post vim contar para vcs o porque dessa loucura nem tão louca assim!!! Quer dizer pedi por Paulo explicar...

Mas primeiro vou falar sobre o resultado que eu vi em mim...

Tudo começou no final do meu cut que foi a mais ou menos 15 dias, e quando eu imaginei que a gente passaria a aumentar os carbos. Só que dia 19 (ontem) eu tinha uma festa e que eu queria esta bem! Se eu estive aumentando os carbos, provavelmente eu estaria mais inchada e mais retida nesse período, principalmente que calhou de vir a nossa inimiga mensal nesse período tb! E como eu não estava muito satisfeita com o resultado do cut já que não sequie tanto porque no bulk anterior eu tinha comido coisas muuuito além do permitido, pedi pro Paulo bolar alguma coisa que eu pudesse estar bem nessa data (ontem). E foi quando ele me propôs apertar a dieta e trabalhar a manipulação hídrica próximo do "evento".

Essa primeira foto foi do dia 10 de dezembro, quando eu tinha encerrado o cutting! E quando começou o aperto da dieta, cortando os carbos e ficando com alguns leguminhos!


e aqui foi a foto de ontem as 12:30 antes de começar a comer os carbos e voltar a tomar a água! (olha a cara de desespero da pessoa). Mas já deu pra perceber que 10 dias de dieta apertadinha deram um melhorada na situação!!!


e aqui, a foto de 22:30, depois dos carbos e água, com uma cara melhorada e uma escova na cabeça (só as fortes entenderão)



Final do cut1                          PARTY

Meu superiores ficaram bem mais bonitos, meu panceps sumiu ficou retinho!!! E esse foi o resultado final...




Para mim no final das contas valeu a pena! Não morri, pensei em desistir, mas quis pagar pra ver!!!

A principio era para eu ficar 24h sem a água, mas no dia 18 bateu 41ºC aqui. 



Eu estava na rua, andando no sol e mandei uma mensagem pro Paulo dizendo que estava desistindo desse negócio de ficar sem água porque estava muito quente e se eu tivesse um troço nem na festa eu iria, rs. 

Então ele pediu para eu ir diminuindo a água até as 18:00 e cortar a partir daí até as 13:00 do dia seguinte. Assim foi mais fácil!

Em fevereiro é o casamento da minha irmã e nos programamos para repetir a dose, vamos ver se encaro de novo!!!

Agora eu vou deixar a explicação técnica da bagaça por Paulo explicar!!!

Bjs para vcs, estou respondendo as mensagens aos poucos porque tô muito tumultuada nesse fim de ano fechando diários e um monte de coisas mais... eu prometo que coloco tudo em ordem em breve!!!


O dia D – como evitar a retenção hídrica e arrasar no final do ano...

Olá! Meninas, vamos falar de manipulação hídrica, ou seja, manipular como nosso corpo elimina e retém água. Muitas têm ouvido que fulana vai ficar sem tomar água por 12hs ou até 24hs e claro que a curiosidade em saber para que e qual o objetivo  alimenta nossa mente. Bom, vou explicar o porque eu uso tal estratégia e como ela deve ser realizada, uma vez que não se baseia em somente cortar  a água. Qual mulher não quer chegar naquele evento da turma da faculdade sem parecer um baiacu de tanta retenção ou naquele casamento ou reuniões de final do ano em seu vestido tubinho com ombros bem marcados mostrando todo o trabalho que teve durante o ano.  

Claro você treinou o ano inteiro fez seu Bulking para ganhar alguns quilos de massa muscular, fez ou esta em cutting para reduzir a gorduras corporais e mesmo assim a qualidade visual não melhora, seu percentual de gordura esta bom e ai o que pode ser?  Tudo pode estar na sua Retenção Hídrica.  Então porque não usar algumas estratégias que é a formula -1 na transformações de corpos (Bodybuilding)  que é a manipulação hídrica. Onde pessoas tem que se apresentarem em um grau de definição que somente dieta e exercícios não atingiriam tal estado em que fazem uso da estratégia de eliminação de líquidos.

O problema aqui é como eliminar o liquido que esta entre a pele sem desidratar os músculos, assim não apresentar um aspecto vazio, com pouco volume. Primeiramente devemos saber que os compartimentos onde os líquidos se encontram são no sangue, dentro das células e fora das células.  Esses compartimentos trabalham em sinergismo, ou seja, você tira a água de um compartimento e outro doará sua água para aquele que você tirou assim com objetivo de manter equilíbrio.

Vamos colocar em um exemplo pratico o da Flávia Lobão:
Peso corporal: 63,8 kg
Quantidade de Liquido corporal: 38,8 litros
Quantidade de Liquido Intracelular: 25,6 litros
Quantidade de Liquido Extracelular: 12.9 litros

Vamos lá, se eu desejo forçar a eliminação da água subcutânea ou das células extracelulares deve iniciar a remoção de liquido pelo  sangue  assim os outros compartimentos iram doar sua água objetivando manter o equilíbrio como é um sistema  que trabalha por sinergia.  Aí você pensa:  que beleza é só tomar um diurético e entrar na sauna e tudo estará resolvido. Negativo, devemos lembrar que é um sistema que vive em equilíbrio, se tirar água do sangue o primeiro compartimento a fornecer água é o extracelular, mas se remover muita água  isso vai exigir uma quantidade líquido tanto extracelular (tecido subcutâneo) e também intracelular (das células musculares) essa última situação não é desejável porque nossa massa muscular é constituída por água o que pode acarretar “o tal aspecto vazio”.

Bom a partir daqui vou relatar com foi feito no processo de manipulação hídrica no caso Flávia e não vou falar de uso de diuréticos e sim abordarei o que eu acho que é seguro  e prático para maioria da pessoas, já para atletas o buraco é mais em baixo.

Flávia estava em cutting, ou seja, com uma dieta  com baixo carbo, no final de novembro e foi  quando ela me disse que teria um evento no dia 19 de dezembro. Então iniciamos nossa estratégia no dia 9/12 . Abaixo passo a possa do que foi feito.
  • 10/12 a 19/12 - reduzir o sal em 60 % da sua ingestão normal. Aumentar cada dia 200ml de água até dia
  • 18/12 - Aqui pode usar chá verde, centelha asiatica a vontade ...
  • 10/12 a 16/12 seguir essa rotina alimentar como descrita.
  • 17 /12 a 18/12 - cortar todo carbo (Legumes somente 50 gramas - Salada 60 gramas) Utilizar somente whey isolado.
  • 18/12 as 12hs - Parar a hidratação até 19/12 - 12hs
  • No dia 19/12 as 11hs iniciar a ingestão de carbo 30 gramas de carbo a cada 2 hs e as 12 hs  iniciar a hidratação 150ml cada 1h30 .. Parar com o carbo 2hs antes do evento e também com água.



Dieta Hiper-protéica: Como a Flávia já estava em cutting, a ingestão de proteína estava acima da supra – fisiológica. O que força  o carregamento de água  aos rins para fim de eliminar uréia, um subproduto da metabolização da proteína ou seja  atuando como diurético, claro que nesse ponto a hiper-hidratação deve ser mantida para que esse processo seja otimizado.

Restrição de sal: Nossa ação aqui não foi cortar o sal totalmente e sim realizar reduções graduais porque se cortar muito o sal e com um hidratação alta reduziremos os níveis de eletrolíticos o que vai sinalizar para a um efeito rebote na  liberação aldosterona que tem  o objetivo de manter o equilíbrio. E a aldosterona em níveis altos pode apresentar um retenção hídrica.

Água: Não tem segredo, quanto mais ingerir, mais vai eliminar, o que fazemos é aumentar a ingestão de águas até um dia antes do evento e tirar toda água 12hs antes  porque  o corpo vai entender que vai entrar água em excesso e vai continuar o processo de eliminação de liquido.

Supercompensação de carboidratos: Aqui é enganar o corpo e aumentar a volume e a definição.  Como a Flávia estava em Cutting ou seja em dieta de baixo carbo e dias antes zeramos o carbos com  finalidade de esgotar as reservas de glicogênio muscular e  hepático. Nesse estado nosso corpo entra em cetose, entrando  que chamamos de estado cetônico  que dobra sua capacidade de armazenar glicogênio. Sendo assim no dia do evento a ingestão de carbo é ótimo porque com as reservas esgotadas e em estado cetônico todo glicogênio vai para o músculo e como isso levando mais água junto. Sendo assim para cada grama de glicose armazenada em glicogênio será carregada 3 gramas de água para dentro da célula intracelular obtendo como resultados maior vascularização e definição.

Bom foi isso na verdade testamos gostamos dos resultados claro que poderia ser melhor com menor percentual de gordura e com uma densidade muscular maior, mais isso é para 2013? Será? ... 

Por Paulo Zullu

20 comentários:

KellyCristina disse...

Gostei muito da postagem, eu tbm estava em cutting e fiquei retidassa com uma barriga inchada pacas depois, ainda mais que passei a tomar whey novamente que aumenta ainda mais a minha retenção. Vou seguir as dicas a risca !! Bjão Obs vc esta lindaaaaaa , amei o look !!!

Carol Cianci Serratto disse...

Amiga não me mata...porque sou cega e vi minima diferença nas fotos kkkkkkkk mas se tu viu e deu tudo certo...fico aliviada..porque fiquei com medo de ti machucar teu organismo...o look ficou lindo...bom tu é uma princesa neh..sem comentarios!! A liv veio aqui em casa hoje...falei que estou com saudades...tu tem que vir de novoooo <3 <3 <3

Janaina Mello disse...

Foi o melhor post que li essa semana! Dá um beijo no tio Zullu e olha ficar sem água é mole pra mim (porque esqueço mesmo) agora te pergunto BEBEU ALGUM LIQUIDO?

Flávia Lobão disse...

Kelly obrigada! Fazendo certinho dá pra ver diferença sim!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Carol minha linda eu sei que se preocupa comigo flor, mas foi seguro! E nas fotos não dá par ver tanta diferença mesmo não, mas ao vivo deu uma secadinha... nada absurdo mas deu!!! bjs

Flávia Lobão disse...

Jana pode deixar que dou sim... eu não bebi liquido nenhum, nem whey!!! E eu tb era assim, esquecia de beber água, mas agora depois que me acostumei nossa!!! Coloca um reloginho para lembrar, rs... bjs.

Bru disse...

Eu vi diferença na barriga sim! Ela ficou mais "desenhada". E vc ficou lindaaaa maquiada, jesus que olhos! haha Sou louca pra tentar uma coisa dessas, nunca "desidratei".. hehe um dia quem sabe! Beijos, boas festas!!! Ah respondi vc lá no blog, beijosssssssss

Monikinha disse...

Ahh eu notei uma boa diferença na barriga!!!!

Não sei se teria coragem ou conseguiria, até por causa da minha adenoide parece que fico seca sem tomar água!!!!

Mas eu super adorei e as fotos ficaram lindassss!!!!! Arrazoou na festa em ;)

Robertinha disse...

Nosssaaaaaa, gatoooona! Esse zóião verde então, deixa mais linda! rs
E bora arrasar no litoral no carnaval, Flavitchaaa!

Beijooos e Feliz Nataaaaal!!!

Gi disse...

Mt legal vcs compartilharem com a gente, Flá! Sou fã do seu treinador tbm, né... adoro os textos dele :)

Não sei se eu conseguiria, mas um dia quero passar pela experiencia. Que venha um bom motivo! hehe

Bjss

Niuara disse...

Nossa seus superiores ficaram lindos!!! eu adorei!! destacou muito, eu tava me preparando pra isso tb, mas acabei perdendo massa no cutting, dai achei que nao ficaria como eu esperava entao iniciei um bulking e vambora nuns 2 meses assim, depois cutting e finalmente e desidratacao...olhando a sua me empolguei mais ainda!

Lidiane Pacheco disse...

Flávia, teve uma boa evolução! E nem me fale em ficar sem água, não dá... Aqui são litros e mais litros, ainda mais com esse calor. Bjs

Camila disse...

Adorei Flavia, sua evolução e o look final rs

e parabens por conseguir ficar sem agua haha, aki tb sao litros rs
bjaum

Flávia Lobão disse...

Bru eu achei dessa forma super tranquilo... Nada muito extremista não... dá pra tentar legal! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Mo obrigada!!! A barriga deu uma secadinha mesmo! E ficar se água é punk! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Ro é nozes na praiosa!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Flávia Lobão disse...

Gi acho legal compartilhar essas coisas... esse negócio de segredo não é comigo não, sou muito boca aberta!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Niu tu vai ficar um arraso, eu vi tuas fotos e está ganhando massa muito bem, na hora de desidratar vair ficar show!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Lidi essa foi a pior parte, eu aprendi a tomar muita água! Se fosse antes nem me importaria! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Camis eu juro que isso foi difícil, ainda bem que foi por pouco tempo! Bjs.

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!