domingo, 24 de março de 2013

Iogurte grego caseiro versão 2.0 - SEM LACTOSE

Oi gente,

Então... antes de começar quer dizer que hj ainda vou responder os dois últimos posts! Vou colocar amanhã a tabela nutricional aproximada da versão dos dois iogurte!!! SIM... temos duas versões agora!!!

Bem o que posso dizer é o lacfree deu certo, com algumas ressalvas mais deu!

Me perguntaram se eu estava fazendo redução de lactose na dieta. Não estou não tá, eu só fiz esse para testar e dar oportunidade de todo mundo poder comer, principalmente porque os produtos lacfree no mercado são pouquíssimos! Pronto Chris agora sua mãe pode comer!!!




Eu usei o leite Itambé NO LAC (90% menos lactose) e o iogurte eu usei da Itambé também (recebi essa dica da Martinha que disse que a tabela era ótima e de de fato é, infinitamente melhor que o Paulista).



Considerações sobre o Iogurte: eu gostaria de ter usado o lacfree da Verde Campo, mas eu não achei onde fiz compras e como eu queria testar muito fiz com o normal mesmo, mas tenho certeza que tb dará certo. Se vc que faz uso de produtos lacfree porque é TOTALMENTE intolerante a lactose, eu recomendo procurar um iogurte sem lactose, mas se vc faz só redução, não fará mal algum usar o iogurte normal até porque a quantidade é muito pequena!




Considerações sobre o Leite: Eu nunca tinha comprado um leite sem lactose e fiquei surpresa pelo fato dele ter a mesma quantidade de carboidrato do que o leite comum, teoricamente se ele não tivesse lactose ele deveria ter menos carbo e também ser menos doce. E não é bem assim. É que na verdade não é que ele seja SEM lactose, a Itambé introduz a enzina LACTASE que vai "digerir" a lactose transformando isso em GLICOSE e GALACTOSE (ah, bioquímica, como eu gosto de vc), por isso a quantidade de carbo é a mesma, e além disso eu achei o leite mais doce do que o leite normal e esse tinha um tom levemente rosado, achei estranho, mas estava na validade tudo certinho então usei!!!  Outra coisa, o leite não é 0% gordura, é 1%.

Explicação da Empresa:


Por que o Leite No Lac tem uma coloração diferente do leite tradicional?
Devido ao processo de deslactosação* o leite fica com a coloração mais escura (processo que dura 30h, promovendo a caramelização do leite) e o sabor mais doce (caramelização e quebra do açúcar do leite em monossacarídeos) que o Leite Semidesnatado padrão.


Considerações do preparo: Eu fiz exatamente da mesma maneira. O que mudou foi só o tempo para escorrer o soro, demora mais, muuuito ais para ele atingir a consistência, 24h, e não fica tão consistente como o normal. Fazendo uma comparação groseira é como se o nosso iogurte comum tivesse a consistência  do Vigor e o nosso Lacfree a consistência do da Nestlé!

A Érica Carvalho fez ambos e me mandou um inbox fofo no face dizendo exatamente isso!!! Ela deixou o mesmo tempo nos dois e o lacfree ficou mais líquido. Agora já sabem, é só deixar mais tempo!!!

Vamos ver como ficou?



Então é isso gente, beijos, comam iogurte, me contem!!!

4 comentários:

Bia Oliveira disse...

adorei Flávia :)
Beijos

Niuara disse...

vou fazer esse!! segunda é dia de mercado e ja vou comprar o iougurte pra fazer, vou pegar um normal pq como vc disse a qtde total de lactose vai ficar pequeníssima....ai aguadaaaaaaaaaaa babeiiiiii!!! amei!! mto obrigada por testar antes linda!

Anônimo disse...

Flavinha linda!

O meu ficou exatamente assim!
Mas ficou maravilhoso o sabor tb!
E repito, vc salvou minha tpm, minhas loucuras por um docinho! :)

Beijos


Érika Carvalho

A Malabarista disse...

Boa tarde Flávia, parabéns pela receita e por compartilhar esse achado conosco. Fiz a receita aqui em casa porque meu filhinho não pode comer nada com lactose e ele ama iogurte. Fez o maior sucesso! Vou compartilhar a receita essa semana no meu blog, porque usei produtos diferentes. Vou citar sua receita original.
Abraço,

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!