terça-feira, 19 de março de 2013

Iogurte Grego Caseiro!!!

Oi gente...

Hoje vim compartilhar com vcs uma receita maravilhosa que demorou um pouquinho para eu pegar o jeito. Foram 3 vezes até achar o ponto perfeito.

Quando eu vi que a Nestlè tinha lançado o iogurte grego eu fiquei doida, porque lá fora esse iogurte é muito comum e a qualidade é extraordinária, zero gordura, sem adição de açúcar. Aí eu fui ao mercado comprei, cheguei em casa e li a embalagem e fiquei frustrada porque além de gordura tinha açúcar!!! Mas como tinha comprado eu experimentei o "iogurte grego", e de fato eu gostei, mas de forma alguma iria se adequar na minha dieta...


Os mais famosos lá fora: FAGE



E Chobani...

(clica em cima que aumenta)

Olha a variedade de sabores 0% fat, 0% açúcar!!!



Agora vamos comparar as tabelas nutricionais:


(clica em cima que aumenta)



Não tem nem comparação né, praticamente metade do tamanho como dobro de calorias, gordura e carbo...

Aí eu coloquei a cachola para funcionar e comecei a caçar receitas até que achei uma, fiz e ficou azedo. depois testei outra e não ficou com uma textura legal, até que finalmente... ACHEI!!!

Não é difícil, é um pouquinho demorado, mas o resultado compensa muito!!!

Vamos lá então:

Os ingredientes:


1 litro de leite desnatado
1 copo de iogurte natural desnatado
baunilha
adoçante a gosto

Segredinho número 1: A escolha do leite. A marca influencia no resultado, a primeira eu fiz com Elegê e não gostei do sabor. Então eu comprei esse leite Regina ZERO que eu amo, é uma delícia puro tem gosto de leite de verdade, encorpado, até a cor dele é diferente (mais amarelado do que o Elegê que é brancão). Se não tem esse leite na sua cidade, acredito que o Parmalat desnatado tb deva ficar bom porque para mim é bem parecido com o Regina.

Segredinho número 2: A escolha do iogurte. Desnatado, com menos carbo e mais proteína. De todos que vi no mercado, o Paulista foi o melhor. Além de ser mais barato!!!

PRIMEIRO PASSO:

Colocar o leite na panela (tire 2 colheres de sopa e reserve) e aquecer até o ponto de fervura. Isso seria 95ºC, mas como não tenho termômetro, foi no olho mesmo. Esperei esquentar até formar uma espuma sobre o leite, antes dele ferver.

SEGUNDO PASSO:

Depois que o leite chegou nesse estágio, desligue o fogo e espere chegar a 35ºC, Como assim, se não tenho termômetro? Bem é só esperar chegar chegar ao ponto de colocar seu dedo e sentir bem morninho, leva uns 50 min até chegar esse ponto.

TERCEIRO PASSO:

Enquanto vc espera chegar a essa temperatura morninha, pegue o iogurte (que vc já deve deixar fora da geladeira por 1 hora antes de começar todo o processo - isso vai fazer com que as bactérias "acordem") e misture 2 e 1/2 colheres como leite que vc reservou. Aqui estão dois grandes segredos: 1- deixar o iogurte em temperatura ambiente e 2- misturar SÓ duas e meia colheres de iogurte no leite... Por mais tentada que vc fique não coloque o pote todo... esse foi um dos meus erro que fez o bixinho ficar azedo...

QUARTO PASSO: 

Colocar a mistura de leite com iogurte no leite morninho. Enrolar um pano e colocar no forno, DESLIGADO, só com a luz acessa para manter o calorzinho. Deixar lá quietinho por 8-10 horas. Eu fiz a noite e deixei a noite toda!!! NÃO DEIXE MAIS QUE 10 HORAS PARA NÃO FICAR AZEDO!!!




SEXTO PASSO:

No dia seguinte de manhã, a consistência deve ser essa:


Mas ainda tem muito soro... agora a gente vai separar o soro...e encorpar o iogurte.



Eu usei a vaporeira, mas se vc não tem pode ser o escorredor de macarrão, forrado com filtro de papel para coar café... Pode ser um tecido limpo? Pode! Mas eu não tinha, então foi o filtro mesmo.





SÉTIMO PASSO:

Abri e forrei o fundo da vaporeira, e despejei a mistura de iogurte com soro, não tem problema se misturar!!! Colocar na geladeira por 2-3 horas...



E deve ficar assim: cremoso e consistente!!!



Olha quanto soro que sobrou!!! ISSO É WHEY MEU POVO!!! Pode guardar para usar em outra coisa que quiser enriquecer com proteína!!!

OITAVO e FINALMENTE, ÚLTIMO PASSO:

Aqui nesse ponto o iogurte grego está pronto, super cremoso! Mas eu queria que ele ficasse adocicado, então eu pinguei 20 gotas de essência de baunilha e 15 gotas de adoçante. E garanto que faz toda a diferença!!! Quanto ao adoçante fica a gosto, mas não deixe de por a baunilha!!!

Agora é só se esbaldar...




Eu fiz uma geleia de blueberry com amoras que ficou uma delícia para acompanhar!!! Agora é só usar a criatividade para incrementar o iogurte, mas comê-lo puro já é de comer rezando!!!

Resumindo: de 1 litro, o redimento foi 400g do mais puro, cremoso e delicioso iogurte grego, zero de gordura, zero de açúcar e muuuita proteína, já que a gente concentrou a caseína. E por falar e caseína, tô comendo ele todo dia a noite,sem peso nenhum na consciência!!! Agora eu vou testar com leite lac free, para ver se da verto!!!

Espero que vcs tenham gostado,  façam e se deliciem!!!

Bjs.




67 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!!!!

Tássia disse...

Aiiiii mulher! Só isso de ingredientes? Muito barbada!! Farei com certeza! E o iogurte Paulista é o que eu mais compro! Adorei!

Chris disse...

Olá! Quero muito saber se vai dar certo com o leite lac free, minha mae tem intolerancia a lactose e nunca come iogurte, pelo menos assim tem alguma coisa parecida pra ela comer!

Bjks!

www.consultoriadestilo.com

Marilia disse...

Uau! adorei tua receita, tuas dicas, tuas fotos, tuas explicações e a maneira bem prática de tudo! Obrigadão por compartilhar!

Camila disse...

essa segunda parte de coar o iogurte não sabia, eu tomava c soro e virava uma nhaca rs
adorei fláviaaa td detalhadinho! bjo

Kaka Lumma disse...

dica otima...e essa receitinha com a geleia, vi ontem no face, se podese comia a tela do computador...hehehe

Janaina Mello disse...

Muiá, tú é uma linda e essa receita é mais linda ainda, mas é quase impossivel de dar certo comigo pq eu não paro e vou esquecer esse troço no forno 1 semana! hahahahahahahahahah
FAz um post sobre gelatina faz!

Bru disse...

Demais Flavinha! Da um trabalhinho e tem que ter alguns apetrechos para dar certo (meu forno não acende a luz acho, acho que só esquenta, ai jesus e agora? kk), mas deve ficar muito bom, deu água na boca!! E essa geléia, jesuiss, ó as lombriga aqui atacando denovo!! kkk
Ta muito prendada essa muié! Bora compartilhar tudo na facul aqui hein hehe
Beijão Fla!!

Estela M Pereira disse...

Ai que tudo!!!! Vou tentar fazer hj mesmo!!!!!

Bj

Prof Jessica Marchetti disse...

HUmmmm

Deve ficar muito bom... Adorei a receita!!!

Bjus Jéssica

Lidiane Pacheco disse...

Que maravilha!!!

Martinha Britto disse...

Era assim que eu fazia o meu iogurte, só que sem a etapa de coar o líquido...agora vou coar! E uso o leite Itambé, dá certinho aqui. E para o iogurte desnatado, eu sugiro também o Itambé natural desnatado que acho que tem composição legal. Só que não gosto de adoçar...incrível, né? Obrigada por compartilhar, lindona!

Kenya Mara disse...

Flavinha, que maravilha isso!!! Amei as indicações dos iogurtes gringos, pirei nas 18 grmas de proteína por potinho... UHUUUU.

E como ficou a composição nutricional do seu iogurte grego no final das contas??? Chegou a calcular??? Bjs e obrigada.

Gi disse...

Demais a receitinha, Fla!!
Eu fiquei louca qnd vi que lançaram iogurte grego no Brasil que na verdade é um "presente de grego"! rs
Aqui compro direto iogurte grego, coalhada seca ou cottage (que comemos de colher igual iogurte), tds com praticamente o mesmo preço e tabelas lindas =)

Bjss

Monikinha disse...

Nussaaaaa

amei a receitaaaaa

vou tentar!

Bjuxxxxxxxx

Marilia disse...

Eu testei e aprovei!

Primeiro, fiz sem coar e ficou bem líquido. Aí coeei, umas horas depois de ficar na geladeira, e ainda saiu bastante soro. Melhorou um bocado!

Eu coloquei um pote inteiro de iogurte, por distração, mas não ficou azedo. :)

Aline Matos disse...

OMG Flavinha!!! Eu amo o iogurte grego mas não comia por causa do peso na consciência!!! Vou testar!!! bju

Mariana Fernandes disse...

o que nós podemos fazer com o soro? não quero jogar fora, tem muita proteína!
queria saber tb a quatidade de nutrientes por porção.
beijossss

demetrius disse...

Oi Flávia, fiz na terça dia 16 e não deu certo. Meu forno não tem lâmpada e faltou o calor pra talhar o leite. Ontem fiz novamente, mas dessa vez, cobri a panela com uma toalha e coloquei no quintal, ao sol por umas 7-8 horas. Deu tudo certo. Coei o soro e realmente o iogurte fica excelente com algumas gotas de baunilha e adoçante. Parabéns pela receita. Pena que só dá mesmo uns 400 gramas.. rsrsr. Usei o leite desnatado Parmalat e o iogurte desnatado nestle.

Andressa Kobner disse...

Oi querida, depois de pronto da pra deixar quantos dias na geladeira?

Flávia Lobão disse...

Andressa, oi olha, 1 semana tranquilo, em pote bem fechado! Bjs.

Claudia Speroto disse...

Oi Flavia, tudo bom?
Acabei de ver o link deste seu post e achei legal compartilhar com minhas leitoras.Como acabei de fazer umpost no Usei-Contei sobre o Grego Light, inseri o link do seu post. Tudo bem?

Segue a minha postagem: http://useicontei.com/provei-iogurte-grego-light-da-nestle/

Bjão, Clau Speroto

Anônimo disse...

AMEI!!!!MUITO GRATA POR VC. COMPARTIR A TUA MARAVILHOSA EXPERINCIA!!!!
TERESA

Anônimo disse...

Um espetáculo esta receita. Vou tentar fazer neste fim de semana e escreverei falando como ficou.Bjs
Adriana

Jozilene disse...

Amei a receita, que capricho colocar assim o passo-a-passo, não tem erro.
Vim aqui por indicação de uma amiga, farei no final de semana.
Gde Abraço

Anônimo disse...

Olá... fiz deu certinho!! maravilha! testei um método de guardar o iogurte dentro da panela de pressão elétrica, pois assim tu ajusta o calor conforme a necessidade da temperatura sem perder calor ficando pronto em 5 horas!! incrível...

luciana disse...

olá, preciso do iogurte grego para fazer um molho, o tzatziki, mas estou com algumas duvidas... o iogurte grego é naturalmente mais gorduroso, mas vc fez tudo com leite desnatado? foi uma adaptação mais light??

Flávia Lobão disse...

Oi Luciana, eu fiz com leite desnatado e iogurte desnatado tb, é totalmente livre de gordura! Pode usar tranquila! Bjs.

Anônimo disse...

nesse iogurte em vez de adoçante pode-se colocxar mel ???

Graziela merli disse...

Olá Flávia.
Trabalho com as redes sociais dos produtos REGINA.
Acabei de postar tua receita no facebook e está fazendo o maior sucesso.
Estão perguntando quanto tempo dura na geladeira e como vc guardou.
Vc pode me responder?
Grata
Graziela
www.facebook.com/queijosregina

Anônimo disse...

Muito bom...
Bjos.

Flávia Lobão disse...

Graziela obriga fiquei muito feliz, a duração é de até uma semana na geladeira em embalagem ermeticamente fechada!
Bjs.

Alvaro Pisani disse...

Flavia, parabens ! gostei muito do seu jeito em se comunicar. Parece que está ao lado da gente explicando cada etapa. Gosto muito desse tema e tenho um blog. Se tiver tempo faça uma visita eu acho que voce vai gostar pois tem alguma coisa parecida na forma de detalhar as etapas. Lá é www.alvaropisani.blogspot.com
abs
Alvaro

Vanuza disse...

E o adoçante entra onde nesta receita

sonia disse...

adorei !!! mas....e a geleia????

Flávia Lobão disse...

Vanuza o adoçante eu coloco depois que o iogurte esta pronto, junto com as gotas de baunilha! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Sônia, vou postar a geleia.. Bjs.

Anônimo disse...

Oiii eu fiz a receita e não ficou com a consistência igual da foto, ficou com textura de requeijão cremoso...O que será que deu errado???

Flávia Lobão disse...

Anonimo, se vc fez com leite sem lactose a consistência é mais mole mesmo! Se não foi esse o caso, é só deixar escorrendo o soro por mais tempo. Bjs.

Anônimo disse...

Flávia,
Me dá uma dica de como posso aproveitar a proteína contida no soro!

Mauro Caldeira

Anônimo disse...

Realmente eu comprei o iorgute GREGO DA NESTLÉ E ACHEI MUITO DOCEEEEEEEEE, é se fosse menos adocicado seria bem mais gostoso. Como tem uma propaganda muito grande em cima desse produto aliando-o a saude. DEVERIAM TER PENSADO EM UMA MENOR QUANTIDADE DE AÇÚCAR. COMECEI A CONSUMIR ACABEI ENGORDANDO, MESMO SENDO LIGH , pois ainda assim achei bem calorico e doce.

Mi Bape disse...

Adorei a sugestão!!!
Será que dá para fazer com leite de soja?? Porque eu tenho intolerânicia à lactose....
Michele

Flávia Lobão disse...

Mi eu não sei mesmo, mas tem receita com leite lac free aqui no blog. http://confissoesdeumaquasesarada.blogspot.com.br/2013/03/iogurte-grego-caseiro-versao-20-sem.html

Anônimo disse...

quantas calorias por pote?

Flávia Lobão disse...

Anomino,no meu blog de receitas tem toda a tabela nutricional: http://meumenufit.blogspot.com.br/2013/04/iogurte-grego-caseiro-normal-ou-sem.html

Bjs

Anônimo disse...

Ola, Flavia! obrigada por comparilhar! Gostaria de saber se posso usar a sua receita na iogurteira...? bjs

StephanieJV disse...

Nossa! Deu muito certo! Vi esse site por acaso e decidi seguir a receita. Até porque está bem didático com as fotos e bem explicadinho o passo a passo. Não tem erro! Fiz de ontem pra hoje e ficou sensacional. Segui tudo direitinho, mas ao invés do leite desnatado usei o integral mesmo. Estou em dúvida se retiro o soro ou não. Pra mim já está bastante cremoso. Beijos e Parabéns Flávia! Ganhou uma seguidora.

Andressa Kobner disse...

Oi, se eu fizer com leite desnatado e iogurte integral da certo?

Cristina Gonçalves disse...

Vou testar! Com o Lac free vc achou que ficou apenas mais fluido, foi isso? Prefiro nao usar leite com lactose.
Abs e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Oi. meu forno não tem lampada e moro no sul onde faz mto frio. Qual alternativa tenho pra contornar esses problemas? Quero mto fazer essa receita!

Carol disse...

Oi Flávia td bem??? Fiz a receita e adorei....gostaria de saber se uso esse iogurte como base ou sempre tenho que comprar o desnatado?
Obrigada

Sônia Polo disse...

Me diverti só de ler a narrativa dessa receita. Rsrsrsrsrs. Deve ser muito bom!

Izilda disse...

Fiz sua receita ficou maravilhoso, mto bom mesmo, aqui em casa todos gostaram. Obrigada por compartilhar, beijos.

Anônimo disse...

Acabei de provar...delicioso!!!!
Mto bacana seu blog, obrigada,abraços.

Anônimo disse...

Olá Flávia, adorei a forma como vc passou a receita...os macetes são fundamentais para que o iogurte de certo. Eu fiz e ficou maravilhoso.
Parabéns !!!

Anônimo disse...

Meu forno é elétrico, mas não tem lâmpada, então aqueci em 50ºg, e deixei o iogurte lá dentro por 7 hrs. Ficou ótimo. Fiz com leite integral e iogurte paulista desnatado. Já está lá na geladeira escorrendo o soro e vou aproveitá-lo (o soro) para fazer um pão de aveia integral. depois volto para dizer como ficou o meu iogurte grego. Bjs.
Sueli

Anônimo disse...

Pts que decepção não ficou nem um pouco parecido com as suas fotos e olha que eu fiz igualzinho vc indicou até as marcas.

Sara Silva disse...

demaisss! vou tentar

Sara Silva disse...

amei. vou testar!

Junio Alves Magalhaes disse...

Já vi sites legais de receita, mas o seu foi SEM DÚVIDA o mais didático!!!!! Parabéns... Att, Júnio.

Tati Romero disse...

Flavia e o que vc faz com o whey? bebe puro? coloca nas comidas?

Tati Romero disse...

ah antes que eu me esqueca: fiz e ficou perfeito, ja compartilhei com os amigos.
Soh tinha o Elege e ficou bom viu

Marco Matiazi disse...

Bom dia Flávia, tudo bem?
Eu fiz o iogurte, exatamente igual. Tirando a parte que não deixei a luz do forno acesa. Ele ficou mole, não chegou ao ponto e não saiu soro.
Por que será que deu errado? Será esse frio lascado. kkkk
Abraço

Unknown disse...

adorei!! a parte que eu mais gostei foi do whey que sobrou, hahahaha. to fazendo suco com meu whey especial! Obrigada por compartilhar!

Nikole disse...

Oi Flávia,
Amei a dica, obrigada! Estou fazendo espero que dê certo! Mas fiz com leite integral msm, sempre fiz iogurte, mas nunca escorri o soro, sempre usei o pote de iogurte inteiro, nunca coloquei baunilha, e sempre ficou azedo XD espero que dessa vez fique consistente e docinho. Bjos!

sandra menegon sou uma fênix disse...

HUMMM Q DELICIA VOU FAZER ..O DIFICIL É ACHAR AMORAS...MAS AMEI!!!!

Lívia disse...

Oi!!!
Experimentei com leite Piracanjuba desnatado e iogurte desnatado paulista e também deu certo!
Super apreciado!!! ;)

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!