quarta-feira, 24 de abril de 2013

Por onde começar quando se resolve mudar?

Hello,

Antes de tudo queria muito agradecer o carinho de vocês em relação ao Meu Menu Fit, fiquei muito feliz mesmo!

E hoje o post é um pouco diferente, vamos voltar ao básico. Tem muita gente nova começando a ler o blog e com um monte de dúvidas, dúvidas essas que quem já tem um pouquinho mais de experiência tb já teve. Principalmente em relação a dieta, suplementação, treino etc, etc, etc..



Então hoje eu vou falar para quem tá começando, entrando nesse Mundo Fit agora!

Sabe aquele dia em que a gente acorda, vai se vestir, se olha no espelho e diz: "Chega! Eu vou mudar!". Então, é aí que tudo começa... A mudança tem que partir da gente, não adianta querer fazer porque a mãe, o namorado, a prima, a amiga falou que você tinha que mudar. Quando a gente cede as pressões das pessoas e faz coisas que não queremos, primeiro: a gente se sente infeliz e segundo não leva adiante. Fica frustada e faz com que isso vire uma bola de neve!  Isso já aconteceu tanto comigo!

Tá, mais aí VOCÊ decidiu mudar...e como começar? Comprando a primeira revista de dietas na banca? Se matricular na primeira academia? E claro comprar um monte de suplementos, que você não sabe bem ao certo para que serve, mas se sua amiga tá tomando e ela tá mudando, beleza!

Bem, vamos por partes! Hoje eu vou falar só da "dieta". Eu não gosto muito dessa palavra, sempre associo com passar fome, apesar de saber que não significa isso, dieta é uma palavra que vem do grego e significa "modo de viver"!

A questão não é fazer dieta, estipular uma data para terminar. A gente quando decide mudar, decide levar isso para vida toda, então a questão é mudança de hábitos. Aí você pensa, "então tá, amanhã eu vou começar, vou jogar fora todas as besteiras que tenho em casa, não vou comer mais chocolate, tomar sorteve, pizza, nada. A partir de amanhã vou ser outra pessoa, uma pessoa melhor, só vou comer coisas integrais, lights e frutas!" Ok, o discurso até que é bonito, mas sinto te desapontar, não vai rolar!

Vamos pensar numa pessoa que fuma, 2, 3 maços de cigarro ao dia, você acha que se ela resolver mudar ela vai simplesmente parar de fumar de uma hora para outra? Claro que não, isso é um vício. E com o alimento ruim também é assim! O açúcar, o sal e as gorduras saturadas são um vício que a gente precisa ir se desprendendo aos poucos para não correr o risco de abandonar tudo e voltar a estaca zero!

Por onde começar então? 

Esquece essas revistas de dietas milagrosas. "Por que essas dietas não funcionam?" Sim, funcionam, mas por um curto período de tempo, essas sim tem prazo para acabar. Me diga você quanto tempo aguentaria tomando só sopa? Ou comendo só fruta? Ou cortando todo o carboidrato? 

Acho que não muito né! Cada um de nós temos um metabolismo diferente, consumimos quantidades diferentes de caloria ao longo do dia, e por isso que a dieta dever ser individualizada, e não ser seguida em massa como são apresentadas nas revistas. Não estou dizendo que é pra você sair correndo e procurar um nutricionista. Seria bom, mas eu sei que não é fácil, não é a realidade de muitos então o que fazer?

Nossa quanta dúvida eu coloquei na sua cabeça né! Bem, para começar vamos deixar a questão "quantidade que eu preciso por dia" de lado e vamos focar na qualidade da nossa alimentação. Mudanças simples já são capazes de refletir positivamente no seu novo estilo de vida!

Eu vou citar algumas coisas que eu acho essencial, que hoje fazem parte da minha vida e me ajudaram muito. No próximo post eu vou falar de cada uma delas de forma mais detalhada!

1) Evite alimentos processados, refinados (principalmente fast foods, lasanhas e pizzas prontas)

2) Não elimine a gordura da sua dieta, as gorduras são boas para nós.

3) Não elimine os carboidratos da sua dieta, troque os simples pelos complexos.

4) Coma mais proteína, de preferência fontes magras.

5) Não fique muito tempo sem se alimentar, prefira fazer 6 mini-refeições do que 3 grandes.

6) Planeje com antecedência suas refeições, mesmo que você não vá cozinhar, planeje para não sair da linha.

7) Beber água! Esquece o refrigerante.


Use esses passos para ir fazendo trocas inteligentes, deixando de lado as calorias vazias que não trazem saúde, só gordura! 

Espero que vocês tenham gostado! E não deixem de visitar o blog Meu Menu Fit (link aqui), para pegar receitinhas práticas, que vão deixar a nossa vida saborosa e fazer esquecer que estamos de "dieta"!  

Beijos e até o próximo.

14 comentários:

Grazi Queiroz disse...

Muito boa Flavia :) adoro suas dicas e to de olho no seu Blog Meu menu Fit!!!! Sucesooo...

Rafa disse...

Mto bom seu texto!! Escreve de uma maneira bem esclarecedora, que até acalma, sabe?? Mostrando que não precisa de desespero, o caminho é um só, e devemos ter paciência... imprimi pra levar pra uma amiga!! (ps: com seus créditos!!) BJusss

Kate disse...

Super informativo, estas são mesmos as primeiras mudanças de vida que todas fizemos há um tempo atrás! beijinho!

Luna May disse...

perfeito..como nutricionista! Ameeiii digo isso a elas e nem sempre acreditam!

by Paty Pimentinha disse...

Nunca consegui seguir uma dieta na real. Odeio que me digam o que tenho que comer. Prefiro eu mesma montar minhas escolhas, baseada em dicas como essas q vc passou. No fundo sabemos boa parte do que deve entrar e sair do prato ... mas aplicar é que são elas. Mas uma coisa é certa Flavia, pra mim sempre foi mais fácil assumir uma dieta (não gosto da palavra, mas enfim, controle alimentar) qndo levando a sério a atividade física. Sei lá, passo a dar mais valor à ralação na academia, e fico aí com dó de jogar fora tudo por conta do prato. Estou conhecendo hj seu blog, e cada vez mais apaixonada pelas minhas atividades na academia e agora que comecei a ler sobre isso, estou começando a ler sobre treinos, suplementação. Enfim, quero mais, mais, mais hehe. Bjkas.

Lidiane Pacheco disse...

Adorei!!! De algum lugar devemos começar... Bjs e bom fds

Flávia Lobão disse...

Grazi, obrigada! Vc sempre comigo!!! Bjs;

Flávia Lobão disse...

Rafa que legal que levou para ajudar alguém, muito feliz viu viu!!! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Kate e a gente tb ficava perdida! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Luna é vdd, o difícil é fazer entender sem praticar, depois tudo parece fácil! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Paty primeiramente seja muito bem vinda... e é assim mesmo, uma coisa puxa a outra, dieta, atividade física são um ciclo, pra vida toda! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Lidi, é vdd, tem que ser de algum lugar! Bjs.

Fran Souza disse...

Dicas maravilhosas linda, o começo é sempre bem complicado. Parabéns pelo post.

Keila Abeid disse...

Adorei o blog! :)

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!