domingo, 14 de abril de 2013

Sorvete de whey Protein - Goma xantana x CMC

Oi gente,

Hj vim falar da minha experiência trágica por sinal com a goma xantana!

Quando as fotos começaram a pipocar nas redes sociais, todo mundo ficou louco atrás do sorvete de whey feito com a tal goma xantana.



Foto de Renata Muggiati

Foto de Maitê Bueno


Foto de Clarissa Oliveira


que vamos combinar, o coisa difícil de achar... Até parecia Globo Repórter anunciando sobre o Óleo de Coco que no dia seguinte sumiu das prateleiras.

Eu procurei por aqui e não achei, não quis pedir fora e acabei dando o tal do jeitinho brasileiro. Pesquisei sobre as propriedades da goma xantana e comecei a procurar substitutos. Foi quando achei o CMC.

O CMC é muito utilizado para fazer glaces em bolos. Mas eu achei várias pessoas usando o CMC eque são intolerantes ao glúten. 

"C.M.C é  abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada.  O CMC tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água. O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês."

Aí como não tinha goma xantana e achei o CMC aqui, fui tentar fazer o sorvetinho com ele. Bem, não ficou com cara de sorvete, ficou com cara de sorvete derretido, minguai, sei lá...



mas na foto dá pra ver que ela confere uma cremosidade. Essa mistura foi só whey, gelo, água e CMC. Quando coloca no freezer, não adianta porque acumula cristais de gelo e fica horrível.

Eis que semana passada finalmente eu achei a goma xantana. Então animadíssima fui lá fazer o sorvete.
Coloquei a mesma coisa só substituindo o CMC pela goma xantana (5g ou colherinha de café).
Quando coloquei para bater no liquidificador, o negócio encorpou de um jeito que eu me assustei, parecia que um mostro tinha sido criado lá. Quando eu fui provar: NO, NO, NO!!!  Não dá pra mim não... 

Não fica com textura de sorvete, fica com textura de geléia de mocotó daquelas rosas sabe? Não? 

essa aqui ó:

só que gelada!


Assim que sai do liquidificador fica assim...

Como não gostei do sabor (e olha que fiz com ChocoRite de Peanut butter, tipo IMPOSSÍVEL DE FICAR RUIM) coloquei um scoop de whey de capuccino ChocoRite tb e mais uma colher de cacau e coloquei no freezer...


Olhando assim até tem cara de sorvete, mas não é gostoso. Eu não aprovei mesmo!!!

Então para mim chega de sorvete de whey com goma xantana...

Voltei para o bom e velho sorvete de whey com banana congelada


Esse é tudo de bom!!!

1 banana congelada em rodelas
1 scoop de whey
1/2  colher de sopa de leite de coco
2 colheres de água
Bate no liquidificador, e pronto!



Mas olha que existe uma função maravilhosa para ambos: deixar a massa dos bolinhos e panquecas super fofinhas e será o destino que darei a elas a partir de agora!

Gente se alguém fez esse sorvete, deu certo e gostou do sabor me fala o que eu fiz de errado!!!

Bjs.

13 comentários:

Lila disse...

Flavinha... eu procurei essa goma xantana aqui em Curitiba e não encontrei... queria fazer pão sem gluten e nada de achar :(
Vc não já tentou com liga neutra? que é próprio para sorvete.
bjus

Camila disse...

Muito boa essa receita, vou testar! bjoo

Anônimo disse...

kkkk, esse post ficou engraçado!!! Eu to amando a goma Flávia, to usando a goma guar, achei em farmacia de manipulaçao, maridão prepara toda noite um potão pra mim com 1 dose de Myo, 200 ml de ades frape de coco ou gelatina e agua, gelo e 1 c. café de goma... ahhh, ele coloca tb uma c. café de pasta de amendoim... pra dar um tchannn... fica mto bom!!!! Inclusive acabei de mandar ver!!! Bjao, adoro seus posts!!! Fabiana Zaltsman

Flávia Lobão disse...

Rê eu comprei pela net! A liga neutra tem açúcar na composição!!! Bjs.

http://loja.alemdonatural.com.br/goma-xantana-100g-alimentare.html

Flávia Lobão disse...

Testa sim Camis é muito gostosa! Bjs.

Flávia Lobão disse...

Fabi, pode ser que com o frapê de coco e o creme de amendoim fiquei melhor, agora do jeito que fiz, Nem pensar! Bjs.

Bru disse...

Nossa e todo mundo fala tão bem desses sorvetes, fico babando nas fotos! Se um dia eu achar a tal goma eu testo e te digo! haha que pena que não deu certo :(
beijosss

Gi disse...

Flá, eu amo o sorvetinho com banana congelada, mas tbm tenho curtido fazer com goma xantana. Sou formiguinha, aí não vale, né? É difícil eu recusar doce... rs

Bj

raquel disse...

oi Flávia

Eu faço o sorvete com a xantana ou com guar e fica bom. Na verdade tem que colocar um pouco de adoçante, e ir colocando a goma aos poucos, a xantana engrossa demais, então tem que ir com calma! deixa no freezer por umas 2h e fica gostoso. Eu faço com caseína sabores cream cream e chocolate, metade de cada. Depois jogo castanha ou nozes picadas em cima. Testa assim e dps conta. bjss

Eliane Dutra disse...

Flavinha usa goma guar...é bemmmm melhor rsrsrs,esse seu ficou bem "monstrinho" dá medo de olhar parece um cérebro kkkkkkkkkkk desculpa mais ñ resisti ...bjs Lilica

Nutrifit disse...

Ainda nao tive a oportunidade de fazer esse sorvete mas vc anda postando uma delicias nutritivas tá de parabens

Nutri-Fit Dicas Fitness

Carolina Santana disse...

kkkkkkkkkkkk esse post tá engraçado! Olha a diferença da foto ad Renata para a penultima foto kkkkkkkkkkkkkkkkk eu tb n tenho sorte com sorvete -só o de banana- hummmmm

Lidiane Pacheco disse...

O de banana fica divino, mas estou doida por esse de goma xantana, pedi a minha e espero ter uma boa experiência. Bjs e bom fds

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!