terça-feira, 2 de julho de 2013

Qual o seu tipo de corpo?

Oi...

Na minha última postagem eu perguntei se vcs sabiam exatamente qual era o seu perfil corporal?

Bem, o post de hj é para ajudar aqueles que não sabem e para os que acham que sabem poderem tirar a prova dos 9.

A maioria das pessoas tem combinações dos três tipos de corpo. Por exemplo, algumas têm a parte superior do corpo de um ectomorfo e a parte inferior do corpo de um endomorfo, resultando numa parte superior mais magra e um inferior mais propensa a acumular gordura, criando a forma de uma pera.

Mas muitas vezes não é nada clara essa distinção. Não só a altura não tem a ver com o a determinação do tipo corporal, apesar das pessoas sempre associarem pessoas magras e altas como ectomorfas e pessoas mais corpulentas e baixas como endomorfas.

Mas em linhas gerais podemos definir assim:

Ectomorfo
Magro de aparência linear
Levemente musculoso
Gordura corporal baixa
Ombros, seios e glúteos pequenos
Braços e pernas longas
Dificuldade em ganhar peso
Metabolismo rápido e eficiente
Hiperativo
Dificuldade em ganhar massa muscular

Mesomorfo
Naturalmente magro
Naturalmente muscular
Naturalmente forte
Ombros largos
Gordura corporal distribuída uniformemente
Perde gordura fácil
Metabolismo eficiente
Ganha músculo fácil
Responde rapidamente ao exercício

Endomorfo
Corpo arredondado
Ganha massa muscular com facilidade, mas tende a ser subdesenvolvida
Altos níveis de gordura corporal (pode ser excesso de peso)
Ombros pequenos, cintura alta e quadris largos, criando um corpo em forma de pêra
Difículdade em manter baixa gordura corporal
Taxa metabólica lenta
Perde peso lentamente

3 Body types - ectomorph, mesomorph and endomorph

Outros observações também podem ajudar a determinar o tipo de corporal como:

1. METABOLISMO

Aqueles quilinhos extras que você ganhou num feriadão você perde rápido após uma pequena mudança na dieta ou voltando para academia? Se sim você provavelmente é um mesomorfo. Se você se esforça para perder esses quilinhos, então tende mais para características endomórficas. E se você perde só de voltar a rotina sem fazer esforço extra algum, provavelmente você é um ectomorfo.

2. HÁBITOS ALIMENTARES

Compare seus hábitos alimentares com a sua aparência. Se você consume uma grande quantidade de calorias e ainda é magro, você é provavelmente um ectomorfo. Se você consome poucas calorias e ainda é magro, você é provavelmente um mesomorfo e se você consume poucas calorias e ainda aparenta ser forte você é provavelmente um endomorfo.

3. DE VOLTA AO TÚNEL DO TEMPO

Relembre como era seu corpo na adolescência, quando o metabolismo estava a mil (o metabolismo fica mais lento à medida que envelhecemos, fazendo com que fiquemos mais propenso a ganhar peso) e estilo de vida que levou e que transformou seu corpo em que ele é hoje.

4. FOTOS

Olhe algumas imagens dos vários tipos de corpo e veja se você se identifica com alguns deles.


Quando a gente passa a conhecer o perfil corporal as táticas de ganho de massa magra, perda de gordura acabam sendo mais eficientes e os resultados mais duradouros.

Eu acredito que todo mundo tem potencial para desenvolver uma grande forma física (independentemente do seu tipo de corpo dominante). Mas é preciso conhecer seu corpo, seu metabolismo para conseguir os melhores resultados. Se você é uma pessoa com uma estrutura grande, provavelmente nunca será uma Gisele Bundchen, mas com certeza pode ser magra e usar 40. É perda de tempo, inútil para uma pessoa com características de mesomorfo ou endomorfo, tentar ser magro como um ectomorfo, isso só vai levar à decepção e problemas de saúde. E o contrário também, eu nunca serei uma Dani Tâmega, posso treinar, me matar comer quilos e quilos de comida que não dá. O segredo é conhecer estratégias de treinos e dietas que façam você tirar o melhor proveito do seu biotipo, evitar frustrações e ser feliz.


                 Do Tipo:             Nunca                                        Possível


Um beijo!!!








8 comentários:

Emagrecendo Unidas!!! disse...

Adorei a montagem... com toda a certeza eu sou Endoformo... mas vou buscar meu corpo ideal para o meu biotipo... bjus... tati

Robertinha disse...

kkkkkkkkkkkkk
Li todo o post e tal, mas o melhor foi a montagem no fim!
kkkkkkkkkkkkkk
Paguei pau pra criatividade, Flá!
Bjoooom!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, adorei a foto!!! Eu acho que sou endomorfa! PQP! kkkkkkk Fabiana Zaltsman

keelly melo disse...

Super bacana, sempre li vários tópicos mais nunca cheguei a uma certa conclusão, ainda estou com duvidas kkkkk
Mas acredito que seja o ENDO, vou procurar estudar mais sobre isso!
Montagem final, ARRAZOU!

Gi disse...

kkkkkkkkk
amei a montagem!!
Eu acho que sou uma grande mistura.. predominantemente ecto, mas com alguns traços de meso e essa região gordinha do quadril com certeza é endo!! kkkk
Fla, vc acha que nossa vida regrada é capaz de mudar essas características e nos deixar cada vez mais próximas do metabolismo de meso (que ao meu ver é o ideal)? Quer dizer, mais musculos, menos gordura, metabolismo cada vez melhor.. o que vc acha? Até pq tem vários atletas tão perfeitos que nem consigo imagina-los como endo ou ecto..

Bj

Aline Mengarda disse...

Legal! Acho q sou ecto na parte superior e endo na inferior kkkk mas vamos q vamos!! beijos

Monikinha disse...

A montagem foi a melhor hahahahahahha

Sou edomorfo com certeza, mas isso pra mim chega a ser um ponto a favor pelo corpo que quero ter hehehehe
tá vendo, tudo tem uma lado bom nessa vida kkkkkkk

Bjuxxxxxxxxxx

Bru disse...

Como assim nunca? hahaahahha adorei! Claro que consegue sim amiga! Nosso corpo é mutável. Eu tenho um post sobre isso tb.. Nós somos os 3! Todos nós.. mas temos sempre predominância em algum. De acordo com meus hábitos e treinamento poderei sim um dia ser mais mesomorfa do que endo, e vc tb! Só o ecto que é mais complicado.. porque a altura se estabiliza em uma certa idade. Não desista!!! kkkkkk
beijoooo

Postar um comentário

Saradas tricotando!!!